Prioridades axiológicas e regiões brasileiras: preditores de civismo nas organizações
Autores
Juliana Barreiros Porto
UCB - Brasília - DF
Alvaro Tamayo
UnB - Brasília - DF
Resumo
Civismo nas Organizações é um comportamento organizacional que favorece a efetividade organizacional. Referindo-se a atos espontâneos dos trabalhadores no ambiente de trabalho, o Civismo nas Organizações é composto por cinco fatores: Sugestões criativas, autotreinamento, Cooperação com os colegas, Proteção ao sistema e Criação de clima favorável à organização no ambiente externo. A literatura aponta como seus principais antecedentes, satisfação com o trabalho e justiça organizacional. Constituiu-se como objetivo deste trabalho investigar o poder preditivo das prioridades axiológicas e das regiões brasileiras sobre os comportamentos de civismo nas organizações. Para tanto, foram administrados a Escala de Civismo nas Organizações e o Inventário de Valores de Schwartz, para uma amostra composta por 867 empregados de uma empresa pública. Os resultados indicaram que os valores individuais influenciaram os comportamentos de civismo e que, apesar dos comportamentos de civismo beneficiarem o sistema, suas motivações podem ser tanto sociocêntricas quanto individualistas. As regiões brasileiras influenciaram significativamente somente dois fatores de civismo: autotreinamento e Criação de clima favorável à organização no ambiente externo.
Biografia do Autor
Juliana Barreiros Porto, UCB - Brasília - DF
Graduação em Psicologia pela UnB (1995), mestrado em Psicologia pela UnB (1998) e doutorado em Psicologia pela UnB (2004). Atualmente é professora da UCB.
Graduação em Psicologia pela UCL (1964), mestrado em Psicologia pela UCL (1967), doutorado em Psicologia pela UCL (1970), pos-doutorado pela UCL (1978) e pos-doutorado pela UM (1991). Atualmente é Pesquisador associado da UnB e Professor adjunto da UCN.