Comportamentos de cidadania dos professores universitários - um construto com promissora infância

Arménio Rego

Resumo


O artigo focaliza a sua atenção nos trabalhos que vêm sendo produzidos no domínio dos comportamentos de cidadania docente universitária (CIDOCE). Este construto foi proposto por Rego (2000a, 2000b, Rego & Sousa, 2000a, 2000b; Rego, 2001; Rego & Reis, no prelo), e tem revelado propriedades psicométricas muito satisfatórias. A importância das quatro categorias comportamentais que integram o construto (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) é aferível por duas constatações principais. Primeira: os CIDOCE têm revelado potencial explicativo para a motivação profissional, a autoconfiança e o desempenho académico dos estudantes. Segundo: os estudantes, os professores e os diplomados (portugueses e brasileiros) denotam concepções muito convergentes acerca da importância desses comportamentos e do seu significado para a excelência do desempenho docente. Os vários trabalhos empíricos entretanto produzidos justificam que se proceda a uma análise globalizante dos pontos fortes e fracos do construto e do instrumento que o operacionaliza, e que se abram algumas avenidas de pesquisa passíveis de contribuírem para o seu desenvolvimento e para o reforço da sua aplicabilidade (nos domínios teórico, empírico e da prática pedagógica). É este o objectivo do presente artigo.

Palavras-chave


Comportamentos de cidadania docente universitária. Qualidade no ensino superior. Citizenship behaviours of university teachers. Quality in higher education

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Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.