Confiança: modos de produção e principais determinantes no relacionamento entre equipes de pesquisa

Autores

  • Suzana Maria Valle Lima EMBRAPA - Brasília - DF
  • Magali dos Santos Machado EMBRAPA - Brasília - DF
  • Antônio Maria Gomes de Castro EMBRAPA - Brasília - DF

Resumo

O presente trabalho busca estabelecer quais são os modos de produção de confiança mais importantes na formação de equipes parceiras; que fatores determinam a confiança inicial nessas equipes; que alterações sofre a confiança, após um período de trabalho de pesquisa e quais os determinantes dessas alterações. A relação de parceria entre equipes de pesquisa foi escolhida como uma instância de interação social cooperativa e caracterizada por incerteza entre os parceiros, condição essencial para o estudo de confiança. As questões de interesse foram investigadas em uma instituição pública de pesquisa agropecuária, pela aplicação de um instrumento destinado a líderes das equipes e às próprias equipes parceiras e analisadas por meio de modelos de regressão linear. Os resultados obtidos mostram que: a confiança em equipes parceiras é resultado, principalmente, do modo de produção de confiança baseado em instituições; a confiança inicial é influenciada pela importância da capacidade técnica da equipe na formação da parceria e de que a iniciativa desse relacionamento tenha sido do líder; o relacionamento técnico entre líderes e equipes parceiras é essencial na determinação da confiança atual. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações teóricas e práticas.

Biografia do Autor

Suzana Maria Valle Lima, EMBRAPA - Brasília - DF

Graduação em Psicologia pela UnB (1976), Mestrado em Psicologia pela UnB (1979) e Doutorado em Sociologia - UW - Madison (1992). Atualmente é Pesquisador III da EMBRAPA e pesquisador associado da UnB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Magali dos Santos Machado, EMBRAPA - Brasília - DF

Graduação em Psicologia pela UnB (1989), graduação em Psicologia - Licenciatura pela UnB (1991), especialização em Administração de Recursos Humanos pelo FGV (1994) e mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB (1998) . Atualmente é Assistente Executivo III da EMBRAPA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Antônio Maria Gomes de Castro, EMBRAPA - Brasília - DF

Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP (1975) e doutorado em Agricultural Systems Analisis And Simulation - University Of Reading (1988). Atualmente é pesquisador iii (PhD) da EMBRAPA, professor da UPIS, profesional asociado - International Service For The National Agricultural Research e pesquisador associado da UnB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos