Impactos individual e organizacional de treinamento: uma análise com base num modelo de avaliação institucional e na teoria multinível
Autores
Jairo Eduardo Borges-Andrade
UnB - Brasília - DF
Maria Helena G. Pereira
UnB - Brasília - DF
Kátia Elizabeth Puentes-Palácios
UCB - Brasília - DF
Daniela Cecília Morandini
EMBRAPA - Brasília - DF
Resumo
O desafio deste estudo foi criar uma metodologia para verificar impactos de treinamentos nos comportamentos de indivíduos e de organizações, visando melhorar processos de planejamento, monitoramento e avaliação (PMeA) e compará-los com uma estratégia mais complexa, que incluía esses treinamentos e também outras atividades de desenvolvimento institucional. Utilizando um modelo de avaliação institucional, em que o componente “desempenho” seria uma função indireta dos componentes “ambiente”, “capacidade” e “motivação”, foram construídos e aplicados questionários em três amostras de respondentes: participantes e seus supervisores e colegas. Os impactos nos comportamentos dos indivíduos foram sistematicamente maiores que os organizacionais e ocorreram na seguinte ordem decrescente: motivação, capacidade, desempenho e ambiente. Treinamentos combinados com atividades de desenvolvimento institucional mostraram-se bastante mais efetivos do que treinamentos isolados. Os resultados encontrados são analisados à luz de modelos tradicionais de avaliação de treinamento, do modelo de avaliação institucional adotado e da teoria multinível em organizações.
Biografia do Autor
Jairo Eduardo Borges-Andrade, UnB - Brasília - DF
Graduação (1972) em Psicologia pela UnB e mestrado (1977) e doutorado (1979) em Sistemas Instrucionais pela Florida State University. Desde 1993, é professor titular da UnB, onde faz pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Organizacional e do Trabalho. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações desta Universidade e presidente da ANPEPP.
Kátia Elizabeth Puentes-Palácios, UCB - Brasília - DF
Graduação em Psicologia Industrial pela PUCE-Q (1989), Mestrado em Psicologia pela UnB (1993) e Doutorado em Psicologia pela UnB (2002) tendo realizado uma parte deste na Groningen Rijksuniversiteit, na Holanda. Atualmente é professor adjunto da UnB.