Impactos individual e organizacional de treinamento: uma análise com base num modelo de avaliação institucional e na teoria multinível

Jairo Eduardo Borges-Andrade, Maria Helena G. Pereira, Kátia Elizabeth Puentes-Palácios, Daniela Cecília Morandini

Resumo


O desafio deste estudo foi criar uma metodologia para verificar impactos de treinamentos nos comportamentos de indivíduos e de organizações, visando melhorar processos de planejamento, monitoramento e avaliação (PMeA) e compará-los com uma estratégia mais complexa, que incluía esses treinamentos e também outras atividades de desenvolvimento institucional. Utilizando um modelo de avaliação institucional, em que o componente “desempenho” seria uma função indireta dos componentes “ambiente”, “capacidade” e “motivação”, foram construídos e aplicados questionários em três amostras de respondentes: participantes e seus supervisores e colegas. Os impactos nos comportamentos dos indivíduos foram sistematicamente maiores que os organizacionais e ocorreram na seguinte ordem decrescente: motivação, capacidade, desempenho e ambiente. Treinamentos combinados com atividades de desenvolvimento institucional mostraram-se bastante mais efetivos do que treinamentos isolados. Os resultados encontrados são analisados à luz de modelos tradicionais de avaliação de treinamento, do modelo de avaliação institucional adotado e da teoria multinível em organizações.

Palavras-chave


Avaliação de treinamento. Impacto de treinamento em indivíduos. Impacto de treinamento em organizações. Desenvolvimento e avaliação institucionais. Teoria multinível em organizações.

Texto completo:

PDF


Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.