A influência de fatores culturais e sócio-econômicos sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais

Autores

  • Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá UFC - Fortaleza - CE

Resumo

Um modelo psicológico de sucesso empresarial foi testado interculturalmente a partir de duas amostras de pequenos e médios empresários alemães ocidentais e brasileiros. O nomeado modelo pressupõe determinadas condições culturais e sócio-econômicas que funcionam como moderadores sobre o papel mediador das estratégias entre os fatores de personalidade e o sucesso empresarial. A influência potencial dessas condições culturais e sócio-econômicas sobre a eficácia das estratégias empresariais foi investigada, utilizando-se uma das quatro dimensões de valores propostas por Hofstede (1984) e uma dimensão sócio-econômica. Diferenças interculturais concernentes à eficácia e ao papel de mediador das estratégias empresariais com relação a teoremas psicológicos foram postuladas a partir das grandes diferenças entre as culturas nacionais pesquisadas no que diz respeito à dimensão de valor “Distância de Poder” e a dimensão sócio-econômica “Hostilidade Ambiental”. Os achados empíricos atestam que a diferença na eficácia das estratégias correspondentes às diferentes dimensões culturais e sócio-econômicas são prognosticáveis.

Biografia do Autor

Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá, UFC - Fortaleza - CE

Graduação em Psicologia pela UFC (1980), mestrado em Psicologia - Universität Salzburg (1984), doutorado em Psicologia - JLUG (1999) e Pós-doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) - UCM (2005). Atualmente é profesor associado da UFC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos