Perfil profissional, formação escolar e mercado de trabalho segundo a perspectiva de profissionais de recursos humanos
Autores
Fernanda Roberta Menezes Brain
UFBA - Salvador - BA
Sônia Maria Guedes Gondim
UFBA - Salvador - BA
Marina Chaves
UFBA - Salvador - BA
Resumo
Neste artigo são apresentados alguns resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as relações entre formação escolar, perfil profissional e mercado de trabalho, da perspectiva de profissionais de recursos humanos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 29 profissionais de recrutamento e seleção. O foco recaiu no perfil demandado pelo mercado, nas dificuldades de recrutar e selecionar profissionais habilitados, nas alternativas adotadas pela empresa diante do insucesso do processo seletivo e nas lacunas entre a formação escolar e o mercado de trabalho. Uma das conclusões foi a de que as habilidades interpessoais se apresentam como as mais demandadas pelo mercado, assim como são percebidas como as mais difíceis de serem avaliadas em processos seletivos. Outra conclusão foi a de que os processos seletivos ainda estão fortemente ancorados em recrutamentos por currículos. Concluiu-se também que as consultorias de recursos humanos desconhecem políticas de treinamento e de qualificação adotadas pelas empresas para as quais prestam serviços. Em hospitais e clínicas, por exemplo, onde há maior rotatividade de pessoas, evidenciou-se a preocupação com uma forma de seleção preventiva. Por último, constatou-se haver lacunas que evidenciam um distanciamento entre a formação básica, a formação técnica, a formação universitária e o mercado de trabalho, que deixa transparecer a não superação da dicotomia entre teoria e prática.
Palavras Chave: Mercado de trabalho, perfil profissional, formação escolar.
Biografia do Autor
Fernanda Roberta Menezes Brain, UFBA - Salvador - BA
Graduação em Psicologia pela UFBA (2003). Atualmente é Bolsista de iniciação científica da UFBA.