Avaliando Efeitos do Treinamento Metodológico na

Carla Barroso da Costa, Sônia MAria Leite Ribeiro do Vale

Resumo


O presente estudo teve como objetivos investigar os efeitos do treinamento de metodologia para instrutores do SENAR e analisar as relações existentes entre variáveis antecedentes (características do indivíduo; características do treinamento de metodologia; contexto funcional; trabalho desenvolvido e didática) e variáveis-critério (elaboração do plano instrucional e atuação metodológica do instrutor). Foram feitas auto-avaliações (instrutores) e heteroavaliações (supervisores). A amostra consistiu em 234 instrutores egressos do treinamento metodológico e 50 supervisores, sendo a pesquisa realizada em 14 Administrações Regionais do SENAR. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, análises fatoriais e de regressão múltipla padrão. Os resultados evidenciaram ser a didática um forte indício da atuação metodológica, na visão dos supervisores. Para os instrutores, as características do treinamento, o trabalho desenvolvido e o contexto funcional apresentaram-se como significativas para a atuação metodológica. Quanto à variável-critério ‘elaboração do plano instrucional’, o grau de escolaridade e a quantidade de treinamentos metodológicos realizados pelos instrutores foram consideradas as suas variáveis preditivas.

Palavras-chave


Avaliação de treinamento. Transferência da aprendizagem. Formação profissional rural. Training evaluation. Transfer of learning. Rural professional education

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Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.