Explicitação do conhecimento tácito: um estudo de caso no setor industrial

Autores

  • Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto UFPR - Curitiba - PR

Resumo

Este estudo utilizou a tarefa simulada como uma ferramenta para auxiliar a explicitação do conhecimento tácito na tarefa de inspeção de produtos. Para o desenvolvimento da competência nas tarefas de inspeção, foram efetuadas duas fases: a primeira consistiu na coleta de dados da análise da tarefa e na análise dos resultados; e a segunda consistiu no treinamento visual. No primeiro momento, investigaram-se os principais fatores do rendimento visual, a fim de auxiliar na construção da competência em tarefas de inspeção visual. Foi fundamental para este estudo o apoio dado pelo Laboratório do Institut für Psychologie da Rheinisch Westhphalische Hochschule-Aachen, na Alemanha. A simulação da tarefa de inspeção permitiu avaliar algumas questões envolvidas na tarefa visual, como a correta localização da região onde os defeitos não foram detectados. Com a simulação da tarefa visual, foi-nos possível também obter dados importantes sobre o comportamento individual dos inspetores.

Biografia do Autor

Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto, UFPR - Curitiba - PR

Graduação em Desenho Industrial pela UFPR (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e RWTH-Aachen- Alemanha (2000). Em 2000 ingressou como professora adjunto na UFPR no Departamento de Engenharia Mecânica.Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em DESIGN.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos