Explicitação do conhecimento tácito: um estudo de caso no setor industrial

Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto

Resumo


Este estudo utilizou a tarefa simulada como uma ferramenta para auxiliar a explicitação do conhecimento tácito na tarefa de inspeção de produtos. Para o desenvolvimento da competência nas tarefas de inspeção, foram efetuadas duas fases: a primeira consistiu na coleta de dados da análise da tarefa e na análise dos resultados; e a segunda consistiu no treinamento visual. No primeiro momento, investigaram-se os principais fatores do rendimento visual, a fim de auxiliar na construção da competência em tarefas de inspeção visual. Foi fundamental para este estudo o apoio dado pelo Laboratório do Institut für Psychologie da Rheinisch Westhphalische Hochschule-Aachen, na Alemanha. A simulação da tarefa de inspeção permitiu avaliar algumas questões envolvidas na tarefa visual, como a correta localização da região onde os defeitos não foram detectados. Com a simulação da tarefa visual, foi-nos possível também obter dados importantes sobre o comportamento individual dos inspetores.

Palavras-chave


Repsicologia do trabalho. Ergonomia. Conhecimento tácito. Inspeção visual. Work psychology. Ergonomics. Tacit knowledge. Visual inspection.

Texto completo:

PDF


Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.