Significado de responsabilidade social de empresas para o consumidor

Autores

  • Marley Rosana Melo de Araújo UFS - São Cristóvão - SE
  • Alice Moreira UFPA
  • Grauben de Assis UFPA

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar o núcleo central da representação sobre mudança numa organização de grande porte do setor petroquímico de Salvador. Foram aplicados questionários para uma amostra de trabalhadores de um setor da empresa. As questões abordavam qual a mudança identificada pelos participantes como mais importante para o cotidiano organizacional e como os indivíduos perceberam o episódio de mudança em processo. A análise dos dados, seguindo o procedimento para identificação do núcleo central das representações, envolveu a análise simultânea da freqüência e da ordem de evocação, permitindo a construção do mapa cognitivo. Este estudo investigou distintas representações sobre a mudança organizacional explicitando os desafios e a complexidade dos processos de mudança. Os resultados revelam uma perspectiva inovadora para investigar as representações sociais e contribuem para analisar a importância desse conceito para o entendimento das transformações nos contextos de trabalho.

Biografia do Autor

Marley Rosana Melo de Araújo, UFS - São Cristóvão - SE

Graduação em Psicologia pela UFPA (1999) e doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA (2006). Atualmente é professor da UFS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos