Síndrome de burnout e características de cargo em professores universitários

Mary Sandra Carlotto

Resumo


Este estudo objetivou identificar a existência de associação entre as dimensões de Burnout e características de cargo em professores universitários. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o MBI - Maslach Burnout Inventory – e a subescala de Característica de Cargo do JDS - Job Diagnostic Survey. A amostra foi constituída por 280 professores. Os resultados evidenciaram associação negativa entre as dimensões de Burnout e Características de Cargo. A Exaustão Emocional evidenciou associação com Identificação com a tarefa, Autonomia e Potencial Motivacional do Cargo. A Despersonalização associou-se com Significado e Identificação com a tarefa, Autonomia e Potencial Motivacional do Cargo e a Baixa Realização Profissional com Significado da Tarefa, Autonomia, Feedback do Cargo e Potencial Motivacional.

Palavras-chave


Síndrome de Burnout. Professores universitários. Motivação. Burnout Syndrome. College teachers. Motivation.

Texto completo:

PDF


Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.