Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras.

Autores

  • Carlos Alberto Monsores da Fonseca UFBA - Salvador - BA
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque USP - São Paulo - SP

Resumo

Neste estudo, foram examinadas relações existentes entre características organizacionais, dimensões latentes do comprometimento organizacional e desempenho das organizações. Foram entrevistados 269 empregados de 82 hotéis localizados em três capitais brasileiras. A pesquisa utilizou um instrumento de 28 indicadores para mensurar o comprometimento. Além destes indicadores foram coletados dados sobre a taxa de ocupação dos hotéis e sobre três conjuntos de características organizacionais: estrutura organizacional; sistemas de recursos humanos e de filosofia e valores organizacionais. Utilizando análise fatorial, análise fatorial confirmatória e análise de consistência interna foram validadas seis dimensões latentes do comprometimento organizacional. Através da técnica de modelagem de equações estruturais foi estabelecido um modelo de relações causais entre as dimensões latentes de características organizacionais, do comprometimento e o desempenho dos hotéis. A conclusão do trabalho mostra que um conjunto de características organizacionais influi nas dimensões latentes do comprometimento organizacional, que, por conseguinte, influem no desempenho dos hotéis.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Monsores da Fonseca, UFBA - Salvador - BA

Psicólogo clínico e organizacional, tendo concluído o mestrado em Administração pela UFBA (2001). Atualmente é Pesquisador da UFBA. Publicou 2 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 itens de produção técnica. Participou de 14 eventos no Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos