Reestruturação produtiva e os sentidos do desemprego: uma abordagem interpretativa de trajetórias de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho industrial de Lavras-MG

Maria Cecília Pereira, Mozar José de Brito

Resumo


Por meio deste estudo, objetivou-se investigar as interpretações dos desempregados do setor industrial de Lavras – MG, acerca do desemprego, considerando suas trajetórias pessoais e profissionais bem como o processo de reestruturação produtiva e sua inserção no município em questão. Considerou-se as particularidades histórico-culturais do município de Lavras, bem como as características econômico-sociais referentes às condições de trabalho, mais especificamente no setor industrial. O presente estudo situa-se sob o paradigma interpretativo de análise, por meio da pesquisa qualitativa. Nesta pesquisa, parece inovar-se no estudo do desemprego visto que, ao considerar a dimensão histórico-cultural e a subjetividade, parte da linguagem dos próprios desempregados e dos sentidos que atribuíram à sua condição, para, desta forma, traçar algumas considerações acerca do fenômeno do desemprego.

Palavras-chave


Reestruturação produtiva. Desemprego. Trabalhadores excluídos. Abordagem interpretativa. Productive reestructuration. Unemployment. Excluded workers. Interpretative boarding.

Texto completo:

PDF


Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.