Experiências e vivências de psicólogas organizacionais e do trabalho em seleção de pessoal.

Autores

  • Ticiana Schossler UFRGS - Porto Alegre - RS
  • Vanise Grassi UFRGS - Porto Alegre - RS
  • Maria da Graça Corrêa Jacques UFRGS - Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

Seleção de pessoal. Experiências e vivências. Psicologia organizacional e do trabalho. Personnel selection. Practice and experiences. Work and organizational psychology.

Resumo

O artigo discorre sobre as experiências e vivências de psicólogas que realizam a atividade de seleção de pessoal, considerando um mercado de trabalho marcado pelo desemprego e pela competição por postos de trabalho. Trata-se de pesquisa exploratória, realizada com dez psicólogas através de entrevistas semi-estruturadas. As narrativas foram submetidas à análise de conteúdo, buscando-se uma compreensão à luz do referencial teórico norteador da pesquisa. Os resultados apontam para uma diversidade de modalidades de seleção de pessoal, com experiências e vivências também diferenciadas, incluindo prazer e sofrimento. Constatou-se que, apesar da introdução de novos métodos e técnicas de seleção de pessoal, a atividade mantém como objetivo prever o grau de adaptação do indivíduo ao cargo e à organização, o que vai ao encontro de alguns princípios da psicologia desde a sua constituição como disciplina independente.

Biografia do Autor

Ticiana Schossler, UFRGS - Porto Alegre - RS

Graduação em Psicologia pela PUC/RS (2000). Concluiu formação em Psicologia Organizacional pelo IDG (2003) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos