Consumo no Brasil: um teste etic da relação entre valores humanos, significado do produto e preferência de consumo em culturas coletivas

Autores

  • Claudio Vaz Torres UnB - Brasília - DF
  • Michael W. Allen University of Sydney
  • Amalia R. Pérez-Nebra Faculdade de Ciências Sociais Aplicada - Brasília - DF

Resumo

Quando se avalia o significado simbólico de um objeto, verifica-se que indivíduos prestam atenção aos valores que ele expressa, e esses valores devem relacionar-se com seus próprios valores. Alguns autores afirmam que a carne vermelha simboliza hierarquia em culturas que têm esse tipo de relação. Este estudo investiga o significado da carne no Brasil, explorando os valores endossados por compradores e como esses valores influenciam sua escolha. Participantes brasileiros preencheram escalas de valores, significado e julgamento, bem como de medida de comportamento relativa ao consumo de carne. Resultados indicaram que consumidores brasileiros usam seus valores verticais (hierarquia e iniqüidade) simbolizados pela carne vermelha para sua escolha. Sugere-se que a extensão dos valores humanos tem impacto na escolha de itens de alimentação.

Biografia do Autor

Claudio Vaz Torres, UnB - Brasília - DF

Graduação em Psicologia pela UnB (1988), mestrado em Psicologia pela UnB (1991) e doutorado em Industrial Organizational Psychology - CSPP - Estados Unidos (1999). Atualmente é revisor da - RAC (Revista de Administração Contemporânea), Revista Psicologia. Organizações e Trabalhos, avaliador de trabalhos da ANPAD, membro do executive committee (representante regional para a América Latina) - IACCP e professor adjunto da UnB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-11-03

Edição

Seção

Artigos