Maestros da vida: a influência dos fenômenos mentoria e redes sociais nos executivos de uma empresa de transportes
Autores
Denise Clementino de Souza
Universidade Federal do Pernambuco
Sônia Maria Rodrigues Calado Dias
Faculdade Boa Viagem
Resumo
Esse artigo buscou analisar como os fenômenos mentoria e redes sociais, em conjunto, influenciam no desenvolvimento de executivos. A pesquisa é de base qualitativa e usou como metodologia a história de vida oral. Foi realizada através da rede de mentores de um executivo de uma empresa do segmento de transportes, com atuação nacional e internacional. Foram utilizadas a análise de conteúdo e o software UCINET 6, para dar suporte à construção das redes sociais. Os resultados indicam que a rede de mentores ajuda no desenvolvimento dos profissionais mentorados, dando suporte tanto em aspectos relacionados à carreira, quanto psicossociais, o que causa um diferencial na vida desses executivos. De um modo geral, o estudo contribuiu para um melhor entendimento dos fenômenos mentoria e rede social na realidade brasileira.