Maestros da vida: a influência dos fenômenos mentoria e redes sociais nos executivos de uma empresa de transportes

Denise Clementino de Souza, Sônia Maria Rodrigues Calado Dias

Resumo


Esse artigo buscou analisar como os fenômenos mentoria e redes sociais, em conjunto, influenciam no desenvolvimento de executivos. A pesquisa é de base qualitativa e usou como metodologia a história de vida oral. Foi realizada através da rede de mentores de um executivo de uma empresa do segmento de transportes, com atuação nacional e internacional. Foram utilizadas a análise de conteúdo e o software UCINET 6, para dar suporte à construção das redes sociais. Os resultados indicam que a rede de mentores ajuda no desenvolvimento dos profissionais mentorados, dando suporte tanto em aspectos relacionados à carreira, quanto psicossociais, o que causa um diferencial na vida desses executivos. De um modo geral, o estudo contribuiu para um melhor entendimento dos fenômenos mentoria e rede social na realidade brasileira.

Palavras-chave


Mentor. Mentoria. Redes sociais. UCINET 6. Mentor. Mentoring. Social network. UCINET 6.

Texto completo:

PDF


Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.