O clima organizacional e a satisfação dos funcionários de um Centro Médico Integrado

Autores

  • José Augusto Evangelho Hernandez UFRGS - Porto Alegre - RS
  • Flávia Monteiro Melo ULBRA

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa que investigou a relação entre clima organizacional e satisfação laboral dos funcionários de um Centro Médico Integrado. A amostra foi constituída por 41 sujeitos e os instrumentos utilizados foram o questionário de satisfação S20/23 de Meliá e Peiró (1989) e o questionário de clima organizacional de Kolb, Rubin e McIntyre (1978). Os dados coletados foram analisados através do SPSS (Statistical Package of Social Science) pela técnica do coeficiente de correlação de Pearson. Foi encontrada uma correlação estatística positiva (r = 0,714; p = 0,000) entre as variáveis satisfação laboral e clima organizacional. Além disso, análises mais detalhadas identificaram correlações importantes entre os diversos fatores que compõem o clima organizacional e a satisfação laboral. Os resultados são discutidos sob a ótica das diversas teorias revisadas (comportamentais, cognitivas e humanistas) e tendem a acompanhar os achados relatados na literatura internacional. Na conclusão, constata-se que esta pesquisa foi uma ferramenta de apoio à gestão da organização investigada, à medida que se constituiu em um canal de comunicação entre a direção e os empregados da empresa.

Biografia do Autor

José Augusto Evangelho Hernandez, UFRGS - Porto Alegre - RS

Bacharel em Direção Teatral pela UFRGS (1978). Graduado em Psicologia pela PUC/RS (1989). Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo IMHEB-S (2002). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (1993). Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (2005). Atualmente é professor do curso de Educação Física da FSJT, professor substituto da graduação e professor convidado do pós-graduação da ESEF-UFRGS. Além disso, exerce a psicologia clínica para adolescentes e adultos em consultório particular.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos