Reestruturação produtiva e os sentidos do desemprego: uma abordagem interpretativa de trajetórias de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho industrial de Lavras-MG

Autores

  • Maria Cecília Pereira FPAS - Belo Horizonte - MG
  • Mozar José de Brito USP - São Paulo - SP

Resumo

Por meio deste estudo, objetivou-se investigar as interpretações dos desempregados do setor industrial de Lavras – MG, acerca do desemprego, considerando suas trajetórias pessoais e profissionais bem como o processo de reestruturação produtiva e sua inserção no município em questão. Considerou-se as particularidades histórico-culturais do município de Lavras, bem como as características econômico-sociais referentes às condições de trabalho, mais especificamente no setor industrial. O presente estudo situa-se sob o paradigma interpretativo de análise, por meio da pesquisa qualitativa. Nesta pesquisa, parece inovar-se no estudo do desemprego visto que, ao considerar a dimensão histórico-cultural e a subjetividade, parte da linguagem dos próprios desempregados e dos sentidos que atribuíram à sua condição, para, desta forma, traçar algumas considerações acerca do fenômeno do desemprego.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pereira, FPAS - Belo Horizonte - MG

Bacharel em Administração, mestrado e doutorado em Administração pela UFLA (2007). Professora Adjunta da FPAS. Pesquisadora UFLA/FAPEMIG: sentidos do desemprego industrial; UFMG/FAPEMIG: projeto estrada real.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos