A abordagem multi-metodológica em comportamento do consumidor: dois programas de pesquisa na oferta de serviços

Autores

  • Fabio Iglesias UNIEURO - Brasília - DF
  • Solange Anfinito UnB - Brasília - DF

Resumo

Estudos sobre o comportamento de consumidores cada vez mais exigem abordagens investigativas que incluam métodos e técnicas diferenciadas, considerando-se a complexidade dos fenômenos envolvidos e dos ambientes de consumo. A abordagem multimetodológica (AMM) parte do princípio de que não existe um método específico que seja mais apropriado, mas que todos os métodos têm falhas e vantagens que podem ser compensadas e reunidas num mesmo programa de pesquisa. Este artigo apresenta os fundamentos da AMM e suas possibilidades no estudo do comportamento do consumidor na psicologia. Como aplicações da AMM, são apresentados os resultados de dois objetos de pesquisa que têm sido sistematicamente investigados pelos autores no contexto da oferta de serviços: filas de espera para atendimento e instituições de ensino superior. Finalmente, são discutidos os prós e contras dessa abordagem em função de diversos critérios para a condução de pesquisas em comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Fabio Iglesias, UNIEURO - Brasília - DF

Doutorado pela UnB, onde desenvolveu tese multimétodos sobre comportamentos em filas de espera, com bolsa do CNPq. É professor e pesquisador nos cursos de Mestrado e Graduação em Administração do UNIEURO . É mestre e graduado em Psicologia pela UFRJ, onde foi bolsista do CNPq e da FAPERJ. É colaborador do ICTr-DF e consultor em estatística e psicometria na Fiocruz/BSB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-11-03

Edição

Seção

Artigos