A estrutura da imagem do executivo bem sucedido e a questão da corporeidade

Autores

  • Alexsandro Medeiros Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco
  • Rita Rovai Castellan Faculdade Boa Viagem
  • Leonardo do Monte Rabelo Faculdade Boa Viagem

Resumo

O estudo investigou a estrutura semântica da imagem do executivo bem sucedido e a questão da posição da corporeidade nessa imagem. Um questionário com questões abertas e fechadas foi aplicado a universitários em Administração de Empresas em três momentos da formação, tendo-se analisado, para o presente estudo, a pergunta “Quais as características que um executivo precisa possuir para garantir seu sucesso profissional?”. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e a técnicas quantitativas não-paramétricas e multidimensionais (Análise de Estrutura de Similaridade, Técnica das Variáveis Externas como Pontos) e interpretados por aportes do Interacionismo Simbólico, Construcionismo Social e Teoria das Facetas. A estrutura polar formada por seis facetas (Agência, Vínculo, Cognição, Criatividade, Individualismo e Competências) e a localização na projeção da variável externa dos três “momentos de formação” sugerem um processo diferenciado de individualização da imagem do Executivo ao longo do curso universitário, com um incremento de significação de aspectos ligados a sua pessoalidade e corporeidade, além de apagamento de referências éticas e vinculares.

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Publicado

2008-12-28

Edição

Seção

Artigos