Perfil profissional, formação escolar e mercado de trabalho segundo a perspectiva de profissionais de recursos humanos

Autores

  • Fernanda Roberta Menezes Brain UFBA - Salvador - BA
  • Sônia Maria Guedes Gondim UFBA - Salvador - BA
  • Marina Chaves UFBA - Salvador - BA

Resumo

Neste artigo são apresentados alguns resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as relações entre formação escolar, perfil profissional e mercado de trabalho, da perspectiva de profissionais de recursos humanos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 29 profissionais de recrutamento e seleção. O foco recaiu no perfil demandado pelo mercado, nas dificuldades de recrutar e selecionar profissionais habilitados, nas alternativas adotadas pela empresa diante do insucesso do processo seletivo e nas lacunas entre a formação escolar e o mercado de trabalho. Uma das conclusões foi a de que as habilidades interpessoais se apresentam como as mais demandadas pelo mercado, assim como são percebidas como as mais difíceis de serem avaliadas em processos seletivos. Outra conclusão foi a de que os processos seletivos ainda estão fortemente ancorados em recrutamentos por currículos. Concluiu-se também que as consultorias de recursos humanos desconhecem políticas de treinamento e de qualificação adotadas pelas empresas para as quais prestam serviços. Em hospitais e clínicas, por exemplo, onde há maior rotatividade de pessoas, evidenciou-se a preocupação com uma forma de seleção preventiva. Por último, constatou-se haver lacunas que evidenciam um distanciamento entre a formação básica, a formação técnica, a formação universitária e o mercado de trabalho, que deixa transparecer a não superação da dicotomia entre teoria e prática. Palavras Chave: Mercado de trabalho, perfil profissional, formação escolar.

Biografia do Autor

Fernanda Roberta Menezes Brain, UFBA - Salvador - BA

Graduação em Psicologia pela UFBA (2003). Atualmente é Bolsista de iniciação científica da UFBA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos