Avanços teóricos e metodológicos das pesquisas sobre julgamento e significado do produto no Brasil

Autores

  • Marcelo Vinhal Nepomuceno UnB - Brasília - DF
  • Rafael Barreiros Porto UnB - Brasília - DF
  • Hugo Rodrigues UnB - Brasília - DF

Resumo

O modelo de duas rotas proposto por Allen (2001), referente à relação entre valores pessoais, julgamento e significado do produto, é objeto de amplas pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Os estudos, na realidade brasileira, têm demonstrado que o modelo necessita de adaptação (Nepomuceno e Torres, no prelo). O objetivo deste artigo é relatar os achados de pesquisas nacionais que demonstram os avanços conceituais e metodológicos do referido modelo no Brasil. O estudo 1 demonstra a importância dos valores humanos e julgamento e significado do produto sobre a preferência por carros, indicando que o primeiro prediz em maior grau a preferência por automóveis. O estudo 2 apresenta uma escala de julgamento e significado do celular para adolescentes, demonstrando que esta possui índices de confiabilidade consistentes e que a possibilidade de utilizar o modelo de Allen para produtos específicos é um caminho promissor para pesquisas futuras. Nesses estudos fica clara a necessidade de adaptação do modelo. Implicações práticas dos achados também são relatadas.

Biografia do Autor

Marcelo Vinhal Nepomuceno, UnB - Brasília - DF

Graduação em Bacharel em Psicologia pela UnB (2002) e graduação em Psicologia pela UnB (2003). Atualmente é Analista Júnior da Caixa Econômica Federal.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-11-03

Edição

Seção

Artigos