Implementação de estratégias cooperativas em redes de firmas
Autores
Geovane Testa Corrêa
Narbal Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
De acordo com a literatura, transações cooperativas em redes de firmas deveriam
resultar, para as firmas que implementam essa estratégia, menores custos de transação
e melhor aproveitamento de oportunidades no mercado. Contudo, pesquisas
indicam que há dificuldade em implementar tais estratégias, de modo a produzir
resultados relevantes e necessários às firmas que cooperam entre si e à comunidade.
O objetivo deste estudo foi identificar características de um processo de implementação
de estratégias cooperativas, de forma a descobrir interações comportamentais
existentes nesse processo. Essa caracterização pode ajudar pesquisadores e gestores
a compreenderem, mais precisamente, algumas interações comportamentais
relevantes em redes de firmas. Para realizar este estudo, foi selecionado um processo
de implementação de estratégias cooperativas, ocorrido entre agosto de 2004 e
maio de 2005, que envolvia quatro firmas de agronegócio. Os dados foram coletados
de registros cursivos realizados durante reuniões, documentos e entrevistas
semiestruturadas com onze gestores participantes do processo. Os resultados da
pesquisa evidenciaram: produção de resultados insatisfatórios para a rede de firmas;
predominância de objetivos vagos; processos de comunicação inadequados; e
existência de poucos processos conjuntos de resolução de problemas.