O clima organizacional e stress numa empresa de comércio varejista

Autores

  • Cristina Lúcia Maia Coelho UFF - Niterói - RJ

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar como o clima organizacional, nas suas diferentes dimensões baseadas nos novos padrões culturais, pode se relacionar com o nível de stress desenvolvido entre trabalhadores de uma empresa de comércio varejista. Para a compreensão do clima organizacional consideramos a percepção do trabalhador sobre valores como o grau de autonomia vivido, as práticas de liderança, o grau de reconhecimento pelo trabalho realizado, o sentimento de eqüidade e justiça, entre outros. Dentro dos novos padrões da cultura da qualidade total, a empresa vem impondo transformações, criando um imaginário “moderno” para si, tais como os espaços da justiça, da ética, da excelência e da responsabilidade social. Dentre os resultados encontrados destacamos as médias altas na percepção das dimensões relativas a padrões de excelência, autonomia, percepção de controle e confiança, colaboração e ajuda mútua; assim como percentuais altos em alguns itens referentes ao nível de stress. Por fim, consideramos a busca da produção de um saber comprometido com alguma reflexão sobre o significado do trabalho na vida humana, dando destaque ao impacto dos fatores sócio-culturais nas variáveis subjetivas.

Biografia do Autor

Cristina Lúcia Maia Coelho, UFF - Niterói - RJ

Graduação em Psicologia pela UFRJ, Doutorado em Psicologia pela UFRJ, Mestrado em Psicologia pela FGV. Atualmente é professora-adjunta da Faculdade de Educação da UFF.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos