Traduire: Écrire ou Désécrire / Traduire: Escrever ou Descrever

Autores

  • Henri Meschonnic Université Paris VIII
  • Marie-Hélène Torres Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Borges de Faveri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4237.2010n7p2

Resumo

Henri Meschonnic (1932- 2009), poeta, tradutor e linguista, conhecido por suas traduções do Antigo Testamento e por seus textos teóricos frequentemente polêmicos, insurge-se contra o que chamava de traduções apagantes. As traduções apagam a língua e a cultura originais, apagam o tradutor, apagam o ritmo do texto. Para ele, o ritmo é, então, a organização geral de um discurso e a atividade mesmo do sujeito enunciador desse discurso. A língua, como estrutura regrada, submetida a leis gramaticais e sociais, oferece um espaço ao sujeito falante, para que ele se expresse, esse espaço é o ritmo. Ele sintetizou sua visão da tradução em textos como Pour la poétique II (1973), vários artigos avulsos e, sobretudo, em Poétique du Traduire (1999), que acaba de ser lançado em português do Brasil, pela editora Perspectiva, em uma tradução de Jerusa Pires Ferreira.

Biografia do Autor

Henri Meschonnic, Université Paris VIII

Poeta, tradutor e linguista, teórico da tradução

Marie-Hélène Torres, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura Dupla Portugues-Frances pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em lieratura brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Doutorado Estudos em Tradução - Katholieke Universiteit Leuven (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura nacional e literatura traduzida, teoria e historia da tradução, literatura de língua francesa traduzida no Brasil e estudos em tradução.

Cláudia Borges de Faveri, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Sciences et Techniques du Langage pela Université de Nice - Sophia Antipolis (1995). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria, Análise e Crítica da Tradução, atuando principalmente nos seguintes campos: teoria, análise e história da tradução, tradução literária e literatura traduzida.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Trabalhos Traduzidos / Translated Texts