Tradução comentada do poema “Against Women Unconstant”, atribuído a Geoffrey Chaucer

Autores

  • Geoffrey Chaucer
  • Gustavo Sartin Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4237.2011n9p278

Resumo

“Against Women Unconstant” é uma ballade (ou balada) de vinte e uma linhas atribuída a Geoffrey Chaucer (c. 1343 – 1400). A ballade era uma forma comum na lírica cortesã francesa durante a Idade Média e normalmente consistia em três estrofes, cada uma composta por 8 linhas octosilábicas, rimando ababbcbc. As mesmas rimas ocorriam em todas as estrofes, que terminavam com o mesmo verso.2 No poema em questão, o autor utilizou apenas sete linhas por verso, o que sugere que, talvez, o último fosse repetido. Teríamos, nesse caso, uma rima ababbcC, onde a maiúscula indica o refrão.

Biografia do Autor

Geoffrey Chaucer

Geoffrey Chaucer (c. 1343 - 25 de outubro, 1400) foi um escritor, filósofo, cortesão e diplomata inglês. Embora tenha escrito muitas obras, é mais lembrado pela sua obra narrativa inacabada, Os Contos da Cantuária ("The Canterbury Tales" em inglês), uma das mais importantes da literatura inglesa medieval.

Gustavo Sartin, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando em História e Espaços na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Emilia Monteiro Porto.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Traduções Comentadas / Translations with Commentaries