Aportes Saidianos para um Direito (Des)Colonial: sobre iconologias de revoluções e odaliscas

Autores

  • Antonio Carlos Wolkmer Universidade La Salle (UNILASALLE-RS) – Canoas, RS, Brasil.
  • Ana Clara Correa Henning Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2017v38n77p51

Resumo

Neste trabalho foram apresentados debates acerca da classificação eurocêntrica entre o “eu” ocidental e o “outro” oriental, a partir das teorizações de Edward Said sobre orientalismo e relações entre colonialismo e cultura. Serão analisadas, para isso, obras de pintores europeus do século XIX por meio do método iconológico, comparando-as e ressaltando a marginalidade de algumas delas e a centralidade de outras. Compreende-se que tais representações podem ser encontradas, igualmente, no direito ocidental como discurso de poder colonial, exercido tanto na metrópole quanto na periferia, que perdura em nossos dias e suscita resistências e oposições.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Wolkmer, Universidade La Salle (UNILASALLE-RS) – Canoas, RS, Brasil.

Professor Titular Aposentado no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como Professor do Mestrado em Direito e Sociedade da UNILASALLE-RS. Doutor em Direito. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (RJ), do IBHD, da ABRAFI e da ACALEJ. É pesquisador nível 1-A do CNPq, e consultor Ad Hoc da CAPES. Membro da Sociedad Argentina de Sociologia Jurídica. Igualmente integrante de GT's da CLACSO (Buenos Aires/México). Coordenador do NEPE – Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias. Professor visitante de cursos de pós-graduação em várias universidades do Brasil e do exterior (Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Venezuela, Costa Rica, México, Espanha e Itália). Autor da obra: Pluralismo Jurídico. Fundamentos de uma Nova cultura no direito. 4ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

Ana Clara Correa Henning, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, RS, Brasil.

Graduada em Direito (UFPel). Especialista em Direito (UNISINOS). Mestre em Educação (UFPel). Mestre em Direito (PUCRS). Doutora em Direito (UFSC). Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFPEL. Coordenadora do Grupo de Estudos Inventar: Arte e Construção do Conhecimento Jurídico (UFPel). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia Jurídica (GPAJU) da UFSC.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

WOLKMER, Antonio Carlos; CORREA HENNING, Ana Clara. Aportes Saidianos para um Direito (Des)Colonial: sobre iconologias de revoluções e odaliscas. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 38, n. 77, p. 51–88, 2017. DOI: 10.5007/2177-7055.2017v38n77p51. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2017v38n77p51. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos