Mutações da cidadania: da comunidade ao estado liberal

Autores

  • Daniela Cademartori UNIVALI
  • Sérgio Cademartori

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo aborda a evolução do conceito de cidadania, examinando o instituto em seu desenvolvimento histórico, desde suas origens na cultura política clássica até os dias de hoje, quando o mesmo é enfocado em seu aspecto formal, a partir das postulações da teoria do Direito. Da mesma forma, analisa as discussões travadas entre alguns estudiosos do tema na contemporaneidade, para concluir pela constatação de que a cidadania constitui, hoje, um instituto complexo, correspondente a um conceito plurissignificativo, abrangendo as dimensões formal e substancial.

Biografia do Autor

Daniela Cademartori, UNIVALI

Possui graduação em Direito e em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986 e 1984), pós-graduação (lato sensu) em fundamentos de epistemologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1985), Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993 e 2001).

Sérgio Cademartori

possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é professor do doutorado da Universidade de Granada e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia e direito administrativo, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, democracia, garantismo, constituição e devido proceso legal, processo administrativo e controle judicial da administração.É membro do IDASC - Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

CADEMARTORI, Daniela; CADEMARTORI, Sérgio. Mutações da cidadania: da comunidade ao estado liberal. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 28, n. 55, p. 65–94, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15044. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos