Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem

Autores

  • Cristina Klipp de Oliveira
  • Marina Cabeda Egger Moellwald
  • Michele Antunes Corrêa
  • Nágila Cristina Hinckel
  • Viviane Bastos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p36

Resumo

Neste artigo trabalhamos com a Teoria da Distância Transacional (MOORE, 1972), a fim de entender como se dá a relação de ensinoaprendizagem na Educação a distância (EaD). Analisamos os temas: autonomia, motivação e interações dialógicas. Autonomia é a qualidade que torna o aluno apto a construir uma visão crítica no/do processo educativo, pois em EaD é importante saber lidar com os fatores tempo e ausência física do professor. A motivação pode ser incitada pelo professor e equipe pedagógica, via criação de materiais didáticos e estratégias de comunicação diferenciadas. As formas de interação neste processo podem ser entre aluno, professor e conteúdo. No modelo de EaD analisado, constatamos que o Ambiente Virtual constitui uma via de diálogo e interação entre sujeitos e conteúdos, possibilitada por uma distância transacional equilibrada, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2010-08-06

Edição

Seção

Dossiê