Percursos da Leitura entre a Página e a Tela: uma Multiplicidade de Sentidos

Autores

  • Débora Cristina Santos Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Keila Matida de Melo Costa Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2012v8n1p55

Resumo

Este artigo, ao traçar um esboço das práticas sociais de leitura, propõe uma discussão sobre as condições de produção e recepção do texto digital. Para isso, focaliza a relação estabelecida entre o leitor e o texto nas experiências de leitura analógica e digital, avaliando suas especificidades diante a materialidade do texto e de sua configuração, em cada um desses suportes. Considera as múltiplas construções de sentido possíveis ao leitor em contato com o texto, tendo em vista a maneira como ele apreende o texto impresso e de como isso se altera quando se trata do texto em suporte digital, uma vez que, nesse caso, a interligação texto e leitor é mediada por tecnologias que favorecem a convergência de mídias, além de intensificar a experiência de interação do leitor com o texto e a interface.

Biografia do Autor

Débora Cristina Santos Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com Estágio Pós-Doutoral em Literatura e Hipermédia na Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal (Bolsista CAPES/2010). Docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (MIELT/UEG) e do Centro Universitário de Anápolis.

Keila Matida de Melo Costa, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Professora de linguagem da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Integrante do Projeto Bakhtin e Educação: diálogos possíveis pela UFG e do Projeto Ensino de Literatura em Hipermédia e Processos Interacionais, fomentado pelo CNPq, junto ao Centro Universitário de Anápolis – Goiás/Brasil.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Dossiê Temático