Voz, meio digital, corpo.

Autores

  • Cristiano de Sales Faculdades Integradas Alcântara Machado – Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n2p114

Resumo

O artigo que segue defende a hipótese de que a utilização do conceito de corpo fenomenal (Merleau-Ponty) nos estudos de oralidade e performance consiste não apenas em contribuição para a investigação acerca da voz, mas também pode ampliar as pesquisas que se tem feito sob a orientação metodológica do principal teórico da oralidade, Paul Zumthor. E o meio digital, com sua possibilidade de performance e revisão artística, tem se revelado terreno fértil para a percepção desse corpo que deve ser compreendido como arte.

Biografia do Autor

Cristiano de Sales, Faculdades Integradas Alcântara Machado – Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, Brasil.

Professor de Comunicação Social no Centro Universitário FIAM-FMU. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do CNPQ.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos