A literatura infantil em diálogo com as mídias digitais: análise do site educativo O pequeno leitor

Autores

  • Elika Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p161

Resumo

O presente artigo busca, a partir dos critérios de análise de sites educativos propostos por Carvalho (2006) e da categoria linguagem verbal, analisar a configuração do site educativo http://www.opequenoleitor.com.br, O pequeno leitor, verificando como o literário se evidencia no texto de literatura infantil online. Constatou-se que o site não utiliza de forma satisfatória os recursos específicos das TDICs para apresentar de forma inovadora e interativa o texto de LI online, devido à linguagem verbal encontrada nos textos, que são “linguagens meramente portadoras” (HUNT 2010, p. 158), ou seja, a linguagem escrita vinculada às propostas fragmentadas da leitura com fins utilitários ou pedagógicos. Entendemos que a leitura literária é de grande importância para a vida das pessoas e por meio dela conseguimos interagir com o mundo a nossa volta e também acreditamos na importância dessa literatura em diálogo com as mídias digitais para a formação do leitor, por isso se faz imprescindível a análise do material que está ao alcance das crianças.

 

Biografia do Autor

Elika Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Elika da Silva – Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). 

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Eliane Santana Dias Debus – Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC).

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos