A curadoria da literatura na educação básica: aproximações entre os booktubers e docentes

Autores

  • Guilherme Primo Mendonça
  • Maurício Cesar Menon
  • Marilu Martens Oliveira
  • Evandro Melo Catelão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v13n1p201

Resumo

No estudo aqui apresentado, procuramos relacionar a prática dos booktubers e o exercício da curadoria a ser adotado pelo docente de educação básica, no que tange à literatura. Para tanto, pela pesquisa bibliográfica, aproximamos autores como Candido (2011), e Cortella & Dimenstein (2015) para discutirmos a proteção do direito à literatura pelo professor. Em outro momento, duas análises são realizadas: a primeira contempla considerações — pela análise documental — sobre a composição de canais da plataforma Youtube dedicados à literatura. Na segunda, a qual é guiada pela pesquisa com survey (FONSECA, 2002), analisamos parte de um questionário respondido pelos donos desses canais. Tais análises e pesquisa nos levam a concluir que há abertura para que seja debatida a questão da nomenclatura para os sujeitos que interagem com seu público pela escrita ou por vídeos, e, assim, defender os booktubers também enquanto curadores da literatura. Dessa maneira, o professor seria visto como curador literário e dos canais inseridos no Youtube e os donos desses como curadores literários online.

Biografia do Autor

Guilherme Primo Mendonça

Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Maurício Cesar Menon

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2014).

Marilu Martens Oliveira

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Evandro Melo Catelão

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

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Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos