Sobre "fim da arte", "percepção digital" e vagalumes

Autores

  • Alexandre Siqueira de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n1p40

Resumo

Teorias sobre o fim da arte, reflexões sobre as metamorfoses da percepção e uma figura poético-literária articulam-se com o objetivo de propor alguns olhares sobre arte e percepção na contemporaneidade. Mortes e permanências, apocalipses e sobrevivências constroem a dialética deste trabalho. Dividido em três partes, como sugere seu título, toma-se como denominador comum teórico o pensamento de Walter Benjamin, expresso em seu conhecido texto sobre a reprodutibilidade técnica. Os vagalumes surgem, entre incertezas e desconfortos, como metáfora – trazida por Pier Pasolini e retomada por Georges Didi-Huberman – de uma certa força vital/sexual criadora, para uns persistente e transformadora, para outros peremptoriamente extintas. Entre posturas extremas, toda uma gama de constatações, expectativas e prognósticos sobre arte e percepção.

Biografia do Autor

Alexandre Siqueira de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse II e Bacharel em Música (piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou, em 2015, estágio de pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em sua atuação como pianista, apresentou-se em diversas salas de concerto no Brasil, na França e em Portugal, foi vencedor do V Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música. Como professor, atuou/atua nas áreas de Educação Musical, Estética, História da Arte, Piano, Música de Câmara, entre outras, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em sua atividade como pesquisador, transitou/transita por temáticas da Estética, da Poética, da Teoria da Arte, das relações música-artes visuais e arte-ciência, entre outros campos de interesse. Atualmente é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. É líder do grupo de pesquisa ?Núcleo de Investigações Poéticas? (NIP), juntamente com Rodrigo Ribeiro Barreto, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na trajetória acadêmica foi orientado pela artista multimídia Rosangela Leote, pelos pianistas Eduardo Monteiro e Sonia Goulart e pela pesquisadora Michèle Barbe. Foi articulista cultural e colaborador do site e da revista Carta Capital. É autor do livro, publicado na França, Rencontre des arts (Harmattan, 2015).

Referências

BASBAUM, Sergio Roclaw. O primado da percepção e suas consequências no ambiente midiático. São Paulo: Intermeios, 2016.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica”. Tradução de Daniel Pucciarelli. In: DUARTE, Rodrigo. O Belo autônomo: textos clássicos de estética. 3a edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 279-314.

DANTO, Arthur. O descredenciamento filosófico da arte. Tradução de Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: editora UFMG, 2011.

DUARTE, Rodrigo. “O tema do Fim da Arte na Arte Contemporânea”. In: PESSOA, Fernando (org). “Arte no Pensamento”. Seminários Internacionais Museu Vale do Rio Doce, 2006, p. 377-414.

ECO, Umberto. A definição da arte. Tradução de Eliana Aguiar. São Paulo: Record, 2016.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1993.

HEGEL. Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética IV. Tradução de Oliver Tolle e Marco Aurélio Werle. São Paulo: EDUSP, 2014.

MAMMÌ, Lorenzo. O que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

NUNES, Benedito. “A morte da arte em Hegel”. In: DUARTE, Rodrigo (org.). Anais Morte da arte, Colóquio Nacional do Laboratório de Estética da FAFICH/UFMG. Belo Horizonte, 1993, p. 9-33.

PASOLINI, Pier Paolo. “O Vazio de Poder na Itália ou O Artigo dos Vagalumes”. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Revista Literária em Tradução. no 4, Vol. 1, 2012, p. 111-117. Disponível em: <http://www.notadotradutor.com/revista4.html> Acesso em: 08/05/2018.

SANTOS, Laymert Garcia. “Modernidade, pós-modernidade e metamorfose da percepção”. In: GUINSBURG, J.. BARBOSA, Ana Mae (orgs.). O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p. 71-84.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Tradução de Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.

VIRILIO, Paul. Machine de vision. Paris: Galilée, 1988.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos