Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental

Autores

  • Simone da Costa Lima Professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ
  • Raquel Cristina de Souza e Souza Professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa de Letras Vernáculas - Literatura Brasileira - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p21

Resumo

A ampla expansão das redes de comunicação eletrônica – a Internet – vem causando impactos profundos na sociedade, principalmente na forma com que as pessoas processam a informação e constroem o conhecimento. Como a linguagem disponibilizada no ambiente on-line é centrada na forma escrita, o conceito de texto tem sido amplamente modificado – hipertexto, hipermídia, multimídia. Em função do exposto, cabe à escola desenvolver práticas pedagógicas que atendam às demandas da sociedade atual, propiciando aos alunos a aquisição de diferentes tipos e camadas de letramento. Este trabalho relata uma experiência realizada com seis turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro. Inspirado pela leitura do livro Todos contra Dante, em que o autor Luís Dill se baseia em fatos reais para criar literatura, cada aluno selecionou um caso real de bullying noticiado na mídia, criou murais on-line de recortes das notícias sobre o caso e elaborou um texto em primeira pessoa se colocando no lugar da vítima. Esse texto foi publicado em um microblog, que, assim como os murais, foi produzido com a ferramenta Padlet.  Todos os trabalhos foram organizados em um ambiente do Google Sites, de forma que circulassem socialmente e cumprissem objetivos comunicativos reais. Os resultados da experiência realizada evidenciam que o uso pedagógico das TICs, além de propiciar o multiletramento dos alunos, permitiu que estes refletissem sobre um conflito real e modificassem suas atitudes no ambiente escolar. 

Biografia do Autor

Simone da Costa Lima, Professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ

É doutoranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ (2008) e especialista em Informática Educativa pela Universidade Castelo Branco (2004). Licenciada em Português-Inglês pela Faculdade de Letras da UFRJ (1991), atualmente é professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de alfabetização das classes iniciais e no ensino de Inglês para toda a Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio. Também já trabalhou em cursos livres. Seus interesses de pesquisa são: leitura instrumental, alfabetização tecnológica, letramento digital e formação do professor para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. 

Raquel Cristina de Souza e Souza, Professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa de Letras Vernáculas - Literatura Brasileira - UFRJ

É bacharel e licenciada em Letras:Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 e 2007, respectivamente). Possui mestrado em Literatura Brasileira (2008) e especialização em Literatura Infantil e Juvenil (2011) pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do Programa de Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora de língua portuguesa e literaturas no Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Ensino de Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção brasileira contemporânea, literatura infantil e juvenil, práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, O. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. p. 38-45. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp. Acesso em: 5 set. 2014.

CHARNEY, Davida. The impact of hypertext on processes of reading and writing. Literacy and Computers, New York, 1994. Disponível em: http://www.cwrl.utexas.edu/~charney/homepage/Articles/Charney_hypertext.pdf. Acesso em 03 nov. 2014.

COSCARELLI, Carla Viana. Leitura numa sociedade informatizada. In: MENDES, E., et al. Revisitações. Belo Horizonte: UFMG, 1999. p. 83-92.

DILL, Luís. Todos contra Dante. São Paulo: Companhia das Letras. 2008.

HERNÁNDEZ, Fernando. Entrevista: Educador espanhol explica como trabalhar a aprendizagem utilizando projetos. São Paulo: Nova Escola, 2012. Disponível em: http://www.firb.br/editora/index.php/teste/article/download/33/40. Acesso em 16 set. 2014.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M (Orgs). A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

LEITE, Lúcia Helena Alvarez; OLIVEIRA, Maria Elisabete Penido de; MALDONATO, Mércia Diniz. Diários. Projetos de trabalho. In: BRASIL. Cadernos da TV Escola. 3ª. ed. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância, 1998. p. 96. ISSN 1516-148X.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. Disseminação do saber e novos modos de ver/ler. In: MARTIN-BARBERO, J.; GEHMÁN, R (Orgs.). Os exercícios do ver: Hegemonia Audiovisual. São Paulo: SENAC, 2001.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 2ª. ed. São Paulo: Érica, 2001.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. p. 12-17. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp. Acesso em: 5 set. 2014.

ROJO, Roxane. Apresentação: Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Artigos