O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital

Autores

  • Adriana Barroso de Azevedo Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Lucivania Antonia da Silva Perico Universidade Metodista de São Paulo e Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p369

Resumo

O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas.

Biografia do Autor

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Pós doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós Graduação em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação e tecnologia, tecnologias na educação, educação e comunicação, formação de professores, uso de tecnologias na docência e cidadania digital.

Lucivania Antonia da Silva Perico, Universidade Metodista de São Paulo e Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil

Mestre em Educação (UMESP-2015) na linha de pesquisa Formação de Educadores. Pós-graduada em Língua Portuguesa (Unicamp-2013); Metodologia e Gestão da Educação a Distância (Uniderp-2013); Didática e Metodologia do Ensino Superior (Uniderp-2010). Graduada em Letras (Fundação Santo André-2004). Professora efetiva do Centro Paula Souza (ETEC Lauro Gomes-2010) e da Rede Estadual de Educação (E. E. Santa Olímpia-2011). Experiência como docente no Ensino Fundamental II, Médio, Técnico e Superior; como tutora na EaD; e como coordenadora local de projeto institucional para letramento digital de professores e alunos. Áreas de pesquisa: letramento digital; TDIC na Educação; inclusão digital; Educação a Distância; formação docente; ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

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Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Artigos