Sobre a Revista

Foco e Escopo


A revista Texto Digital é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística – NuPILL (http://www.nupill.org/), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina.
Texto Digital tem como escopo a publicação de artigos inéditos em língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, italiana, galega e catalã que contemplem os textos criados ou disponibilizados nos meios digitais, seja no que diz respeito à leitura, seja no que diz respeito à criação, a partir das perspectivas da teoria literária ou da filosofia da arte.
Sua natureza e sua abrangência interdisciplinares estão implícitas já nos vocábulos que a nomeiam, “texto” e “digital”, pois a revista engloba Literatura, Linguística, Artes e demais áreas nas quais sejam desenvolvidas pesquisas que se enquadrem no seu escopo, ou seja, a criação, a leitura, a crítica e a teoria das TEXTUALIDADES DIGITAIS, sem privilegiar correntes críticas ou metodologias específicas (lembrando que a textualidade digital é diferente de o fato e o local de investigação do objeto ser a internet, isso não torna a perspectiva de análise necessariamente digital). 
Além da seção de artigos, a revista Texto Digital apresenta em seu conteúdo seções específicas destinadas à publicação de obras artísticas digitais, bem como de entrevistas com pesquisadores e artistas que atuam no meio digital.
Todos os textos submetidos serão considerados para publicação após avaliação cega por pares, desde que atendam ao escopo geral da revista e às normas para publicação. No caso de edições que privilegiem algum tema em especial, os artigos enviados deverão igualmente se limitar ao tema proposto.
A revista Texto Digital trabalha com o recebimento de artigos em fluxo contínuo. A publicação dos artigos aceitos, de acordo com suas datas de chegada, obedecerá aos prazos para fechamento de cada edição.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos se dá pelo regime de pares às cegas. Cada artigo é encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores externos especialistas, integrantes do Conselho Editorial da revista, sendo garantido o anonimato aos autores e avaliadores durante todo o processo.

Após o recebimento dos originais, a Comissão Editorial se responsabiliza por enviá-los a dois membros do Conselho Editorial, que por sua vez terão o prazo de trinta dias corridos para emitir seus pareceres.

A publicação dos artigos poderá ser:

a) aprovada na íntegra, sem ressalvas;

b) aprovada na íntegra, com ressalvas;

c) reprovada.

Em caso de um artigo ser aprovado em um parecer e reprovado em outro, ele será encaminhado para um terceiro membro do Conselho Editorial, visando ao desempate de opiniões. Quando houver ressalvas solicitando correções no artigo, ele será enviado ao(s) autor(es), que deverá(ão), no prazo de até dez dias corridos, reenviar o artigo corrigido à Comissão Editorial. A esta cabe a responsabilidade de conferir as correções de acordo com o parecer emitido.

Periodicidade

A revista Texto Digital publica suas edições a cada seis meses, em julho e dezembro, e apenas em formato eletrônico. Cada edição apresenta artigos submetidos por autores e avaliados pelo Conselho Editorial, um dossiê específico sobre tema relacionado ao foco e escopo da revista e uma criação digital de pesquisadores e artistas convidados pelos editores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Qualis CAPES

Ano base 2016:

B3 ARTES / MÚSICA

B3 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

B2 EDUCAÇÃO

B2 INTERDISCIPLINAR

A3 LETRAS / LINGUÍSTICA

 

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C, com peso zero.

Política de taxas para submissão e processamento de artigos

Não são cobradas taxas para submissão ou processamento de artigos (APCs – article processing charges).

Política de verificação e combate ao plágio

Em respeito à ética científica, a Revista Texto Digital adota uma política de tolerância zero ao plágio. No que concerne à prática, caso informada ou detectada, a Texto Digital segue as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e de seus fluxogramas, disponíveis em http://publicationethics.org/resources/flowcharts.

Qualquer suspeita de plágio – incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da Texto Digital e sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da Texto Digital para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.

Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: textodigital@contato.ufsc.br

Estatísticas da revista Texto Digital

Awstats - julho 2008 - junho 2017

 

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

  A revista Texto Digital teve seu início no ano de 2004 a partir do I Simpósio de Literatura e Informático realizado no ano anterior na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) sob coordenação dos professores José Luiz Jobim e Héris Arnt.

A revista foi criada com o intuito de abrir espaço para a discussão das teorias do texto literário que tentam descrever e compreender as textualidades digitais (criado dentro de um ambiente digital ou pensado para ser utilizado nesse ambiente), além de dar publicidade às artes digitais em geral. No que diz respeito à área das Letras, eram temáticas que, até aquele momento (e ainda até hoje), não encontravam muito espaço na Academia. Nos primeiros números, estava ligada à UERJ e, após, passou para a Universidade Federal de Santa Catarina, onde se encontra até hoje.

Desde 2004 até hoje, muitos editores e diferentes equipes editoriais passaram pela Texto Digital. O primeiro editor foi Rodrigo de Sales, hoje professor da Universidade Federal Fluminense. Em 2006 tivemos Otávio Tavares, que atualmente é professor da Universidade Federal do Pará. Números temáticos, em 2010, foram organizados por Cristiano de Sales – professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também em 2010 houve a migração da Texto Digital para a plataforma SEER dos periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina, momento em que foram editores Tecia Vailati, Paula Ribeiro, Everton de Santa, Júlia Osório e Patrícia Chaneli Ricarte.

A partir do primeiro semestre de 2014, os editores são Isabela Melim Borges e Cláudio Augusto Carvalho Moura, que, junto a Paulo Pergher e Patrícia Ricarte, respondem pela revista .

Desde o segundo semestre de 2023, os editores são Alckmar Luiz dos Santos e Isabela Melim Borges, que, juntamente com Paulo Henrique Pergher e Mariana Della Giustina, respondem pela revista.

Em todo esse período, todos os editores e suas equipes fizeram e fazem parte do NuPILL (Núcleo de pesquisas em informática, literatura e linguística, sob coordenação do professor Alckmar Luiz dos Santos).