A comunicação de tendências de moda em rede on-line

Autores

  • Amanda Queiroz Campos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p91

Resumo

O cenário de convergência entre as telecomunicações e a informática conecta o mundo inteiro. Assim, configura-se a chamada sociedade em rede, promovendo outras dinâmicas comunicacionais e configurando novas relações de espaço-tempo. Inseridos neste contexto de mudança dos processos de comunicação, as empresas de pesquisa de tendências e direcionamento para produtos podem contar com suportes e canais midiáticos, que configuram uma nova realidade para a coleta e a distribuição de informações. Este texto propõe relacionar de maneira crítica as considerações acerca do modo como são veiculadas, em rede on-line, as informações de tendências direcionadas aos produtos de moda. Considera-se mais especificamente o web sítio MudPie D Click , para exemplificar a mudança dos suportes trendbooks ou cadernos de tendências, cujas versões impressas são substituídas por versões digitais, divulgadas em rede on-line.

Biografia do Autor

Amanda Queiroz Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na linha de Gestão do Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão Estratégica do Design Gráfico no mesmo programa. Graduada no curso de Bacharelado em Moda com habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Também bacharel em Design com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante dos Grupos de Pesquisa LOGO (Laboratório da Gênese Organizacional) e SIGMO (Significado das Marcas, Informação e Comunicação Organizacional), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: moda, pesquisa de tendências, cultura, branding e gestão do design.

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC). Anteriormente, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte, Design e Mídia, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações. É lider do grupo de pesquisa SIGMO/UFSC - Significação da marca, informação e comunicação organizacional.

Luiz Salomão Ribas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO. Realizou, em 2009, Pos-Doc junto ao UNIDCOM - IADE em LIsboa com o tema Brand DNA. Tem experiência na área de Design em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, metodologia, branding, design industrial e de moda.

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Publicado

2013-12-04

Edição

Seção

Artigos