A literatura infantil em diálogo com as mídias digitais: análise do site educativo O pequeno leitor
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p161Resumo
O presente artigo busca, a partir dos critérios de análise de sites educativos propostos por Carvalho (2006) e da categoria linguagem verbal, analisar a configuração do site educativo http://www.opequenoleitor.com.br, O pequeno leitor, verificando como o literário se evidencia no texto de literatura infantil online. Constatou-se que o site não utiliza de forma satisfatória os recursos específicos das TDICs para apresentar de forma inovadora e interativa o texto de LI online, devido à linguagem verbal encontrada nos textos, que são “linguagens meramente portadoras” (HUNT 2010, p. 158), ou seja, a linguagem escrita vinculada às propostas fragmentadas da leitura com fins utilitários ou pedagógicos. Entendemos que a leitura literária é de grande importância para a vida das pessoas e por meio dela conseguimos interagir com o mundo a nossa volta e também acreditamos na importância dessa literatura em diálogo com as mídias digitais para a formação do leitor, por isso se faz imprescindível a análise do material que está ao alcance das crianças.
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