Entre sonoridades, superfícies e poesia digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n2p97Resumo
Apesar de inúmeros receios e críticas despertadas pelas relações informacionais contemporâneas, vários autores têm se aventurado na busca pelas potencialidades interdisciplinares desse cenário e numa criação poética que explore a expansão dos territórios da imagem, da palavra e do som. Mesmo antes do avanço do digital e de outros atuais vetores da comunicação, artistas e pesquisadores já haviam experimentado escambos entre tais territórios. O presente artigo reúne um grupo de ideias de três autores – Wassily Kandinsky, Vilém Flusser e Wilton Azevedo (homenageado desta edição) - que favorece pensar a transposição dos limites entre meios e linguagens, assim como os rumos da criação poética interdisciplinar. Busca-se com este exercício, um diálogo que abra espaço para novos questionamentos e observações sobre processos criativos que articulem uma escritura capaz de explorar plurais combinações entre visual, sonoro e verbal.Referências
AZEVEDO, Wilton. Ambiência da escritura expandida. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 102-112, jan/jun. 2010.
AZEVEDO, Wilton. Interpoesia: o início da escritura expandida. Pós Doutorado-Université Paris VIII, Paris, 2009.
AZEVEDO, Wilton; VIGAR, Vivan. Introdução ao Conceito de Endossistema na Escritura Digital Expandida. In: SANTOS, Alckmar Luis dos; SANTA, Vinicius de (Orgs). Literatura, arte e tecnologia. Tubarão: Editora Copiart, 2013. p. 87-102.
BORGES, Jorge Luís. La Biblioteca de Babel. In: Cuentos completos. Barcelona: Debolsillo, 2014. p. 137-145.
BORRÀS CASTANYER, Laura. Teorías literarias y retos digitales. In: BORRÀS CASTANYER, Laura Borràs. (Org.). Textualidades electrónicas: nuevos escenarios para la literatura. Barcelona: Editorial UOC, 2005. p. 23-79.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FATORELLI, Antonio; BRUNO, Fernando. Introdução. In: FATORELLI, Antonio; BRUNO, Fernando. (Orgs.). Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporênea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006. p. 49-64.
FLUSSER, Vilém. O Universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2011.
GALEANO, Eduardo. Escribir no. In: Espejos: una historia casi universal. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 2015. p. 15.
GIANETTI, Cláudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.
GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
GUEDES, Ângelo Dimitre Gomes. Re-visão dos aspectos de linguagem da escritura fotográfica na ambiência digital. 2016. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura)-Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
KANDINSKY, Wassily. A pintura enquanto arte pura. In: Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990b. p. 155-160.
KANDINSKY, Wassily. Olhar no Passado. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
KANDINSKY, Wassily. Sobre a composição cênica. in: KANDINSKY, Wassily; MARC, Franz. Almanaque Cavaleiro Azul (der blaue reiter).São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013a. p.191-208.
KANDINSKY, Wassily. Sobre a questão da forma. in: KANDINSKY, Wassily; MARC, Franz. Almanaque Cavaleiro Azul (der blaue reiter).São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013b. p.136-190.
KANDINSKY, Wassily. A sonoridade amarela. In: KANDINSKY, Wassily; MARC, Franz. Almanaque Cavaleiro Azul (der blaue reiter). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013c. p. 209-227.
LARA, Regina. GUEDES, Ângelo Dimitre Gomes; VARLESI, Rita; BELLICIERI, Fernanda Nardy. Wilton Azevedo: artista-pesquisador-professor: um percurso na cibercultura. In: IX Simpósio Nacional da ABCiber, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… São Paulo: ABCiber, 2017
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
SALES, Cristiano de; AZEVEDO, Wilton. Literatura digital e sua escritura expandida: uma reflexão sobre a obra Volta ao Fim. Revista Brasileira de Literatura Comparada, , n.20, p. 49-62.
WISNIKY, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.