Leitura e ensino: por avaliações que levem (mesmo) os ambientes digitais em consideração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p101

Resumo

Neste artigo discutimos diferentes matrizes de habilidade de avaliações de leitura em larga escala e como elas incorporam questões relativas ao letramento digital. Analisamos as matrizes de avaliações de leitura no Brasil como o Saeb e o Enem, assim como as habilidades de leitura verificadas em avaliações internacionais como o Pisa, que incorpora a leitura online. Além disso, analisamos as habilidades de leitura elencadas pelo ISTE, que, por sua vez, percebe o ato de leitura como sendo parte de um processo de pesquisa e de solução de problemas. Analisamos também a matriz de letramento digital desenvolvida por Dias e Novais e que tem sido tomada como referência para muitas pesquisas. Finalizamos esse texto mostrando que matrizes de letramento precisam ser construídas, avaliadas e reformuladas sempre pelos educadores, a fim de atender às demandas específicas de cada escola e cada comunidade escolar.

Biografia do Autor

Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais

Tem graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino, informática e língua portuguesa.

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio, dando aulas de Redação. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação (PUC-Minas - 2009-2010), em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp - 2011-2013) e em Estudos Literários (2015-2016, Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros). É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial (GPPE) da Intercom desde 2007. Lidera os grupos de pesquisa (CNPq) Escritas Profissionais e Processos de Edição e Mulheres na Edição. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial) e "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios). É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil, com apoio da Fapemig. 

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2019-12-30

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Artigos