Uma análise da indumentária em Mortal Kombat: histórico e evolução

Autores

  • Régis Puppim Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2012v8n2p196

Resumo

O presente artigo procura analisar a evolução das imagens dos personagens de jogos eletrônicos, sobretudo em suas indumentárias, com estudo de caso em Mortal Kombat, nas suas versões 1, 2, 3, 4 e Armageddon, respectivamente lançadas em 1992, 1993, 1995, 1997 e 2006. Nesta iniciativa, tivemos a oportunidade de registrar a importância recreativa e cultural que os games exercem sobre na sociedade contemporaneamente. Além disso, demonstramos que as novas tecnologias e ferramentas desenvolvidas, nos referidos jogos, incorporam recentemente, com muita propriedade, alguns aspectos do comportamento humano referente ao vestir. Evidenciando assim, a preocupação dos criadores de jogos em atender e superar as expectativas daqueles que jogam, em relação às roupas que os personagens vestem. Ao longo do período de tempo recortado notamos que foram agregadas características de interatividade, melhorias de desenvoltura ao longo do jogo e de representação gráfica, princípios de design e maior funcionalidade, tornando o jogo cada vez mais sofisticado.

Biografia do Autor

Régis Puppim, Universidade Federal de Goiás

Consultor em Design no Projeto Talentos do Brasil. Estilista da Coleção 2011 no Projeto Talentos do Brasil. Consutlor em Design e Estilista no Projeto Moda e Reciclagem do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Especialista em Design Estratégico - Fashion Design pelo Instituto Europeo di Design (IED). Mestrando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Dossiê Temático