Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos

Autores

  • Anderson Guerreiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Neiva Maria Machado Soares Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p185

Resumo

A implantação das novas mídias digitais trouxe para o ambiente cibernético inovadoras maneiras de se comunicar e usar a língua, que passou a ser mais dinâmica e visual. Em paralelo a isso, novos gêneros são gerados continuadamente como resultado de alterações no ciberespaço. O meme é um dentre estes e destaca-se por sua acentuada presença nas redes sociais. Avaliando a importância no contexto atual, buscamos analisar a configuração discursivo-visual presente neste gênero digital. Tomamos como objeto de análise dois memes, escolhidos por terem sido bastante difundidos nas redes sociais e por conduzirem práticas sociais acerca da vida contemporânea de muitas pessoas. As categorias analíticas empregadas são as da Teoria da Semiótica Social Multimodal (TSSM): Adotamos os pressupostos de Kress, Leite-Garcia e van Leeuwen (2002) quanto à concepção semiótica dos textos multimodais em seus aspectos externos, considerando o momento da produção, a inferência do leitor, a cultura e o contexto social; bem como os da Gramática do Design Visual (GDV), teoria desenvolvida por Kress e van Leeuwen (2006) que analisa os significados representacional, interativo e composicional, no que se refere à construção de sentido, tanto humorístico quanto crítico, considerando os participantes apresentados nas imagens, a interação com o observador e a composição imagética.

Biografia do Autor

Anderson Guerreiro, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando pelo Programa de Pós-Gradiação em Letras e Artes, na Universidade do Estado do Amazonas.

Neiva Maria Machado Soares, Universidade do Estado do Amazonas

Possui doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2013) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gêneros Discursivos e Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Textual, Linguística, Semântica, Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade. Participante do Grupo de Pesquisa: A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico -metodológico para análise do discurso (UnB). Participante do Grupo de Pesquisa NEPLAE (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na contemporaneidade (SDisCon) (UEA). Em 2016, passou a atuar no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos