Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Texto & Contexto Enfermagem propicia espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento de questões da prática, do ensino e da pesquisa em saúde e em enfermagem, em níveis nacional e internacional.

A revista é publicada em fluxo contínuo, aceitando manuscritos em português, inglês ou espanhol, nas categorias artigo original, reflexão, relato de experiência e revisão. As contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita têm prioridade para publicação. Os números especiais são publicados a critério do Conselho Diretor e Editores Associados. Todos os manuscritos são publicados em duas versões, sendo uma delas o inglês, visando abranger o maior número de leitores mundialmente.

A política editorial da revista Texto & Contexto Enfermagem se pauta em rigorosos critérios de qualidade de indexação e editoração (incluindo aspectos técnico-normativos, qualidade gráfica e textual e excelência de conteúdo científico); na responsabilidade de gestão compartilhada entre Conselho Diretor, Conselho Editorial e Editores Associados internos e externos; e na arbitragem rigorosa e construtiva dos pares (peer review), preservando o anonimato dos autores e revisores (double blinded).

MISSÃO

Divulgar a produção do conhecimento científico e tecnológico em saúde e enfermagem, prezando a qualidade da pesquisa e o aperfeiçoamento das ciências da saúde.


 

Políticas de Seção

Artigo Original

contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa científica concluída. A criatividade e o estilo dos autores no formato do manuscrito serão respeitados, no entanto o conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, método, resultados, discussão e conclusão. A introdução deve ser breve, definir o problema estudado e sua importância, além de destacar as lacunas do conhecimento o "estado da arte" e os objetivos do estudo. O método empregado (tipo de estudo), o contexto/população estudada, as fontes de dados e os critérios de seleção amostral, instrumento de medida (com informações sobre validade e precisão), a coleta de dados, os processos de análise, entre outros. Devem ser descritos de forma compreensiva e completa. Em pesquisas qualitativas, a descrição do processo de análise deve contemplar o detalhamento dos passos específicos do estudo, não bastando indicar o tipo de análise efetuada. Informar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Os resultados devem ser descritos em uma sequência lógica. Quando forem apresentadas ilustrações (tabelas, figuras e quadros), o texto deve ser complementar e não repetir o conteúdo nelas contido. A discussão, separada dos resultados, deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores, as recomendações dos achados, as limitações e implicações para pesquisa futura. Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo. As conclusões devem responder aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados. Não citar referências bibliográficas. A extensão total do artigo limita-se a 15 páginas, incluindo resumo, tabelas e figuras, e excluindo as referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão de Literatura

estudo que identifica, analisa e sintetiza resultados de estudos independentes sobre um determinado assunto. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análise, revisão integrativa e scoping review. Sua extensão limita-se a 20 páginas incluindo resumo, tabelas, quadros e referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão

matéria de caráter opinativo ou análise de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área de saúde e de enfermagem. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, desenvolvimento da reflexão e conclusão. Sua extensão limita-se a 12 páginas, incluindo resumo e excluindo as referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência ou Inovação tecnológica

Relato de experiência ou Inovação tecnológica: descrição de experiências de práticas de ensino, extensão ou assistência, ou descrição de produtos de inovação tecnológica. O conteúdo deve apresentar introdução, método, resultados da experiência ou inovação e conclusão. Sua extensão limita-se a 10 páginas, incluindo resumo, tabelas e figuras, e excluindo as referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Fluxo Editorial

O processo de avaliação tem o seguinte fluxo:

1. Recepção. O escritório editorial classifica o manuscrito pelo tipo de estudo, encaminhando-o para a pré-análise.

2. Pré-análise. A editora-chefe e as editoras de submissão realizam a primeira avaliação do manuscrito, visando apreciar sua contribuição ao conhecimento quanto ao teor, ao avanço que representa para a prática, ensino e/ou pesquisa em enfermagem e em saúde, à qualidade teórica, metodológica e estrutural do texto e à adequação à política editorial da revista. Lembramos, aos autores, a importância da aplicação correta das regras de ortografia e gramática na redação. Os manuscritos serão rejeitados imediatamente após a submissão caso não atendam a essas normas. Sugerimos que os manuscritos sejam encaminhados para revisão de português a um profissional especializado antes mesmo da primeira submissão.

3. Check list. Após a pré-análise, o escritório editorial realiza o check list do manuscrito que inclui a conferência de toda a documentação apresentada na submissão on-line esuaadequação às normas da revista. Os casos de não conformidade são devolvidos ao autor correspondente para ajustes. São aceitos, no máximo, dois retornos do manuscrito pós-check list. Após este período, caso não sejam cumpridos os prazos e as recomendações, o manuscrito é recusado. Estando em conformidade será solicitado o pagamento da taxa de avalição do manuscrito, para continuidade do processo de análise.

3.1. Acompanhamento do processo de avaliação do manuscrito

Os autores poderão acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema ScholarOne. As decisões sobre o manuscrito serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema ScholarOne.

4. Processo de Revisão por Pares - duplo cego (double blinded review). Após a etapa do check list, o manuscrito retorna às editoras de submissão, que selecionam os consultores conforme a área de atuação e o tema. Em seguida, o manuscrito é enviado para os consultores ad hoc. São selecionados dois consultores nacionais ou internacionais, para a avaliação do texto. O convite é realizado via sistema ScholarOne, sendo que cada consultor, após o aceite, recebe a cópia do manuscrito, o instrumento de análise e o link de acesso ao sistema. A identidade dos autores e de sua instituição de origem são mantidas sob sigilo, bem como a dos consultores.

5. Parecer preliminar. Após a devolução da avaliação do manuscrito pelos dois consultores ad hoc, as editoras de seleção e a editora-chefe analisam os pareceres emitidos e prosseguem com os seguintes possíveis encaminhamentos:

5.1. Terceiro consultor. Se um dos consultores indicar o manuscrito para publicação e o outro rejeitá-lo, as editoras de submissão elegem um terceiro consultor, que emitirá parecer de indicação para sua publicação ou não;

5.2. Recusa. Se os dois consultores rejeitarem o manuscrito, os autores receberão uma carta para ciência da decisão tomada, juntamente com os pareceres dos consultores ad hoc;

5.3. Indicação de revisão. Se o manuscrito tiver dois pareceres positivos, as editoras de seleção procedem a avaliação quanto à pertinência da avaliação e de outras pendências que não tenham sido detectadas pelos pareceristas. Os autores receberão uma carta, indicando o que é necessário para dar continuidade ao processo de publicação, juntamente com os pareceres e o próprio manuscrito, quando houver marcações no texto original. Os autores deverão restringir-se somente às correções solicitadas. Aceitam-se, no máximo, dois retornos de revisão das exigências necessárias à publicação. Se os autores não atenderem ao solicitado, o manuscrito é rejeitado;

5.4. Indicação de aceite
Após a indicação de aceite do manuscrito pelas editoras de seleção, é feita a verificação do texto em termos de sua autenticidade, aplicando-se o software CrossRef Similarity Check - iThenticateSe for detectado um percentual elevado de similaridade com outras publicações, o manuscrito poderá ser rejeitado pela revista e devolvido aos autores. Após a aplicação do CrossRef Similarity Check - iThenticate, o autor receberá uma carta, indicando a aceitação, reformulação ou recusa. A conduta editorial para o caso de plágio detectado segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/).

Todos os manuscritos selecionados para publicação são analisados pela bibliotecária da Texto & Contexto Enfermagem, que revisa o completo atendimento às normas da revista e das referências.

6. Texto e Layout. A verificação final dos manuscritos selecionados para publicação é realizada pelas editoras de texto e layout e pela editora-chefe, que avaliam a qualidade da versão final de cada manuscrito. Nessa etapa, se ainda forem detectadas inconsistências no texto, podem ser solicitadas complementações e correções.

7. Taxa de publicação. Após a indicação do Conselho Diretor, os autores receberão uma carta, indicando a aprovação final (no prelo), juntamente com as orientações para pagamento da taxa de publicação e para a tradução do manuscrito.

8. Tradução obrigatória. A Texto & Contexto Enfermagem apresenta um corpo de tradutores credenciados, cujos nomes são enviados para o autor correspondente, que elegerá, dentre estes, o responsável pela tradução em inglês da versão final aprovada na etapa de texto e layout. É da responsabilidade dos autores a conferência da qualidade da tradução realizada. Os tradutores são responsáveis pelo envio da versão traduzida à revista, após a conferência pelos autores.

9. Publicação. Após o recebimento da versão em inglês do manuscrito com a devida checagem pelos autores, as editoras de texto e layout realizam a revisão do texto e orientam seu encaminhamento para editoração e publicação gradativamente pelo sistema de fluxo contínuo.

 

Periodicidade

A revista é publicada em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Modelo de Financiamento

O modelo de financiamento da Texto & Contexto Enfermagem é compartilhado entre autores e instituições de fomento. Os autores custeiam a produção individual de seu manuscrito, no que se refere à avaliação, tradução e publicação, conforme taxas relacionadas nas instruções aos autores. As instituições de fomento contribuem com o sistema de capacitação e editoração da produção.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

Indexadores

BDENF - Base de Dados Nacionais da Enfermagem. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

BVS Enfermagem - Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem. http://enfermagem.bvs.br/

CABELL´S - Directory of Publishing Opportunities. https://ssl2.cabells.com

CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. http://www.cinahl.com

CUIDEN PLUS - Index de Enfermería en Español. Fundación Index – Área de Documentación, Granada, España - http://www.index-f.com/new/cuiden/

DOAJ - Directory of Open Access Journal - https://doaj.org/toc/1980-265X

EBSCOhost - Online Research Database. https://www.ebscohost.com/title-lists

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - http://www.latindex.unam.mx

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. http://lxp.bvsalud.org

OALib - Open Access Library. http://www.oalib.com/journal/2336/1#.VvA0v-IrIdX

RedAlyC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. http://www.redalyc.org/revista.oa?id=714

ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources  http://road.issn.org/issn/1980-265X-texto-amp-contexto-enfermagem#

SCOPUS -  http://www.scopus.com/source/sourceInfo.uri?sourceId=19400157238&origin=resultslist

ULRICHSWEB Global Series Directory - https://ulrichsweb.serialssolutions.com/title/1457536176902/595298

 

Software antiplágio

 O plágio acadêmico, em qualquer nível, é crime. Fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal, e no artigo 7°, parágrafo terceiro, da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regulamenta o direito autoral, constituindo-se, matéria cível e penal. A conduta editorial para o caso de plágio detectado segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/).

A verificação da autenticidade do texto é realizada por meio da aplicação do software CrossRef Similarity Check – iThenticate.


 

Divulgação

A disseminação dos artigos publicados na Texto & Contexto Enfermagem é realizada na página da revista, nas bases de dados indexadas e em redes sociais como o o Twitter, Facebook e Instagram.


  

 

Taxas de Processamento de Artigos

A cobrança de taxas de Processamento de Artigos  é necessária para subsidiar todo o processo editorial da Revista Texto & Contexto. Entre os custos está o repasse de recursos para o SciELO, pelo contrato de prestação de serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos na coleção Rev@Enf, da qual a Texto & Contexto Enfermagem faz parte.

1- A Taxa de Avaliação deverá ser paga após a aprovação do manuscrito na pré-análise e no atendimento às correções solicitadas no cheklist no tempo determinado. O comprovante de pagamento deverá ser anexado como “Supplemental file NOT for review”. O valor será de R$300,00 por manuscrito, e não será devolvido se não forem cumpridas as correções solicitadas no cheklist no tempo determinado.

2- A Taxa de Publicação será de R$ 1.100,00, cujo pagamento será efetuado no momento do aceite do manuscrito para publicação.

3- O pagamento da tradução do manuscrito para o inglês, doa abstract e do resumen são de responsabilidade doautor, a partir da escolha do tradutor dentre os diversos que a Texto & Contexto Enfermagem disponibiliza para esta finalidade.

4- Será solicitada a revisão de português naqueles manuscritos que apresentarem esta necessidade, e também serão de responsabilidade dos autores.

PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO DAS TAXAS:

Para acessar o link, basta entrar a página da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU): https://fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap299
Preencha o formulário de forma completa (todos os campos);
Indique com qual a taxa está efetuando o pagamento: de avaliação ou de publicação.
Selecione a opção de pagamento: Boleto Bancário.
Clique no botão “Enviar inscrição”.
Imprima o boleto bancário.
Efetue o pagamento referente à sua taxa.
Após o pagamento você receberá um e-mail da FAPEU comprovando seu depósito. O seu comprovante, ou o e-mail, deverá ser anexado ao sistema na etapa de submissão.

Em caso de pagamento internacional, selecionar a opção Cartão de Crédito
Caso necessite, entre em contato com a revista, através do e-mail textoecontexto@contato.ufsc.br.

Obs: não será devolvida a taxa de avaliação para os manuscritos não aceitos para publicação.