Autoria

Autoria e agradecimentos

O conceito de autoria adotado pela Texto & Contexto Enfermagem se orienta pela contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autor, no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, à obtenção ou análise e interpretação dos dados, à redação e à revisão crítica. A quantidade de autores é limitada a oito. Excepcionalmente para estudos multicêntricos será examinada a possibilidade de inclusão de mais autores, considerando a pertinência das justificativas apresentadas.

Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição esteja em desacordo aos critérios acima, podendo, nesse caso, serem inseridos na seção Agradecimentos. A solicitação para inclusão de novos autores após o início do processo de submissão deve ser justificada e ter anuência de todos os autores.

Direitos autorais e autorização para publicação

Os autores devem ceder os direitos autorais patrimoniais do artigo à Texto & Contexto Enfermagem por meio da Declaração de responsabilidade e transferência dos direitos autorais, assinada por todos os autores, conforme modelo 3 no site da revista.

Os manuscritos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários, dentre outros) poderão ser aceitos, desde que não tenham sido publicados integralmente em anais e que tenham autorização, por escrito, da entidade organizadora do evento. Poderá ser aceito manuscrito já publicado em periódicos estrangeiros, desde que aprovado pelo Conselho Diretor da Texto & Contexto Enfermagem e autorizado pelo periódico em que o manuscrito foi originalmente publicado. Esta orientação é válida para os artigos na íntegra, parte deles ou ilustrações. É da responsabilidade dos autores solicitar esta autorização por escrito.

Conflito de interesse

A confiança pública no processo de revisão por pares e a credibilidade dos artigos publicados dependem de como o conflito de interesse é administrado durante a redação, revisão por pares e a tomada de decisão editorial. Os conflitos de interesse podem ser de ordem pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Relações financeiras, como, emprego, consultorias, posse de ações, honorários, depoimento ou parecer de especialista são conflitos de interesse mais facilmente identificáveis e que têm maior chance de abalar a credibilidade da revista, dos autores e da própria ciência. Contudo, conflitos podem ocorrer por outras razões, tais como relações pessoais, competição acadêmica e paixão intelectual.

Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho, e deverão informá-los em declarações individuais durante o processo de submissão do manuscrito no ScholarOne. Os editores e revisores também devem reconhecer e revelar potenciais conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho durante a avaliação de um manuscrito. Neste caso, um novo editor ou revisor será designado.

O manuscrito submetido à análise da revista Texto & Contexto Enfermagem não pode ter sido encaminhado ou publicado simultaneamente em outro periódico. Em consonância com o movimento de ciência aberta, a Texto & Contexto aceita manuscritos depositados em servidores de preprints.