Processo de Avaliação por Pares

Os autores podem acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema ScholarOneAs decisões sobre o manuscrito são comunicadas por e-mail, tão logo tomadas e disponibilizadas no sistema.

Todos os manuscritos aprovados para avaliação são encaminhados para análise e emissão de parecer por dois revisores distintos (blind peer review), a escolha é feita com base na expertise de cada revisor. O convite é realizado via sistema ScholarOne. O revisor tem 5 dias de prazo para responder sobre o seu aceite ou recusa da avaliação, sendo que, após o aceite, o revisor recebe acesso o link de acesso ao sistema onde encontra a cópia do manuscrito e o instrumento de análise. O prazo para o retorno da avaliação é de 15 dias a contar do aceite. A identidade dos autores e de sua instituição de origem são mantidas sob sigilo, bem como a dos revisores.

Os revisores podem indicar um parecer de aceite, que requer maior ou menor revisão ou rejeitado. Os pareceres dos revisores são analisados por um Editor Associado e pelo Editor-Chefe, que emite um parecer final aos autores.

Os autores têm o prazo de 15 dias para realizar os ajustes, a revisão de linguagem e reenvio pelo sistema ScholarOne. Os autores deverão restringir-se somente às correções solicitadas. O editor associado responsável pelo processo de avaliação do manuscrito verifica se foram atendidas as solicitações de revisão/correção e decide se o manuscrito está aprovado, recusado ou se ainda são necessários novos ajustes e emite sua recomendação ao editor chefe

Em qualquer etapa do processo, caso seja identificado um percentual elevado de similaridade do manuscrito com conteúdo previamente publicado - plágio, autoplágio, etc -  o manuscrito será recusado.

O tempo médio entre a submissão o a decisão final é de aproximadamente 120 dias.

O Corpo Editorial da Revista tem plena autoridade de decidir sobre a recusa, aprovação e publicação de manuscritos.