Traduzir é categorizar: Um caso de tradução interlinguística Espanhol-Português

Autores

  • Lucas Mario Dacuña Badaracco Universidade Federal de Pelotas
  • Mirian Rose Brum-de-Paula Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35n1p118

Resumo

Neste artigo, investiga-se o modo como os processos de categorização e de proeminência ocorrem em fragmentos de Doze contos peregrinos, obra de García Márquez (2011). Para tanto, analisaram-se a versão original, em espanhol latino-americano, e uma versão traduzida, em português brasileiro (PB). Focam-se trechos em que o verbo poner (pôr) surge conjugado no particípio, na acepção de vestir-se, a fim de discutir o conteúdo semântico que as duas línguas expressam nessas situações. Haja vista que não há uma equivalência direta para puesto no PB, quais seriam as opções do tradutor ao encontrar-se com uma estrutura do tipo El niño tiene los zapatos puestos (O menino está usando sapatos)? O que elas poderiam revelar sobre o aparato conceitual humano? Os níveis de categorização teriam as mesmas especificidade e distintividade na língua-fonte e na língua-alvo? Quais informações deixariam de ser expressas e quais se tornariam explícitas após um texto ser traduzido? Com base nas propostas de Rosch (1975; 1978) e Lakoff (1987), constataram-se diferenças que interessam à tradução.

Biografia do Autor

Lucas Mario Dacuña Badaracco, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro de Letras e Comunicação, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Estudos da Linguagem (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: lucasbadaracco@hotmail.com

Mirian Rose Brum-de-Paula, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Letras Português-Francês (UFSM -1987), Mestrado em Linguistique-Sémiotique-Communication (Université de Franche Comté - 1990) e Doutorado em Sciences du Langage Linguistique et Phonétique (Université de Paris X-Nanterre - 1998). Atualmente, é professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: brumdepaula@yahoo.fr

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Publicado

23-01-2015

Como Citar

Dacuña Badaracco, L. M., & Brum-de-Paula, M. R. (2015). Traduzir é categorizar: Um caso de tradução interlinguística Espanhol-Português. Cadernos De Tradução, 35(1), 118–138. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35n1p118

Edição

Seção

Artigos