No princípio era o verbo: a cultura escolar e o ensino da língua vernácula no ensino secundário brasileiro (1759-1960)

Autores

  • Luci Schmoeller UDESC
  • Norberto Dallabrida Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n1p84

Resumo

O objetivo deste artigo é explicar as prescrições que forjaram a Cultura Escolar em torno do ensino da língua vernácula no ensino secundário brasileiro, através da análise histórica do processo de constituição da disciplina Português, que se inicia com a imposição do português como língua materna – 1759 – até o início do processo de democratização do ensino que vai modificá-la expressivamente – 1960. Veremos que o nascimento da disciplina está atrelado à constituição da nação brasileira e ao sentimento nacionalista, o que vai reverberar no modo de ver e pensar o ensino da língua vernácula até os dias de hoje.

Biografia do Autor

Luci Schmoeller, UDESC

Doutoranda em Educação pela UDESC, metre em Linguística pela UFSC, graduada em Letras- português pela UNIVILLE, é professora de português da rede federal, lotada na Escola de Aprendizes-marinheiros de Santa Catarina.

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2017-09-18