Desafios do ensino da língua inglesa como língua estrangeira (ILE) em escolas públicas de Santa Cruz, RN
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p43Resumo
Este artigo reporta alguns resultados da primeira fase de uma pesquisa-ação sobre a impressão dos desafios de ensino/aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira, dos alunos e professores em 5 turmas, em três escolas públicas no município de Santa Cruz, interior do estado do Rio Grande do Norte. Considerando que o ensino médio tem o índice maior de evasão escolar no Brasil (IBGE, 2010) e que o maior índice de evasão por região no Brasil é no Nordeste (IBGE, 2010), a necessidade de uma análise do contexto em escolas públicas do Nordeste se faz necessário para poder sugerir uma ação que possa combater este problema. A precariedade destes índices nos levou as seguintes questões: 1) quais as impressões dos alunos e professores a respeito dos desafios no ensino/aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira (ILE) no contexto de ensino fundamental e médio em algumas escolas públicas de Santa Cruz? 2) quais práticas pedagógicas ou estratégias podemos sugerir para suprir estes desafios? A partir destas perguntas, foram desenvolvidos os seguintes objetivos: identificar as impressões dos professores e alunos sobre os maiores desafios no ensino/aprendizagem de ILE neste contexto; e 2) sugerir ações pedagógicas que possam ter repercussões positivas para possivelmente combater a evasão escolar neste contexto. O instrumento usado para gerar os dados foi a aplicação de questionários aos 75 alunos em 3 turmas e 5 professores. Os resultados deste levantamento indicam que a impressão dos professores é que lhes faltam ‘estratégias motivadoras’ no ensino/aprendizagem da língua inglesa e que os alunos enfrentam mais dificuldades com a leitura e escrita. Dessa forma, propomos oficinas a partir do projeto de Reading to Learn – accelerated learning and closing the gap – Aprender Ler – aprendizagem veloz e igualando níveis na sala de aula (R2L), “um conjunto de estratégias de ensino da leitura e escrita” (ROSE, 2013 – minha tradução pg. 1) que tem como um dos objetivos de fomentar o sucesso de todos na sala de aula, possivelmente contribuindo à motivação dos aprendizes.
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