Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Zero-a-Seis publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Informamos que a revista recebe Artigos com submissões em fluxo contínuo para suas edições e Artigos para Dossiê por meio de chamadas em períodos definidos pelos proponentes.

Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: Cotidiano, Relatos, Outras Linguagens e Curiosidades

 

Políticas de Seção

Dossiê

Em situações especiais, docentes pesquisadores (de renomada experiência dentro de uma temática específica na área da infância e educação infantil), são convidados a organizar um dossiê para compor um número do periódico Zero-a-Seis. Os artigos do dossiê sempre estão de acordo com o foco e escopo da revista e se somam aos demais itens publicados na edição regular (artigos, resenhas, entrevistas). Os organizadores do dossiê podem ser docentes da mesma Universidade que edita o periódico, ou de outras instituições de prestígio nacional ou internacional, ou ainda pesquisadores de diferentes instituições podem atuar juntos na tarefa de organização e avaliação dos artigos.  Os organizadores serão os primeiros a avaliar os manuscritos submetidos para compor o Dossiê. Ressaltamos que os dossiês de diferentes temas na área da infância e educação infantil visam fomentar valiosas discussões de nível nacional e internacional e reforçar o caráter do diálogo disciplinar que a área tem buscado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Na Seção Artigos, que recebe submissões de Fluxo Contínuo, os critérios adotados para a seleção dos artigos são: ineditismo, originalidade, clareza, relevância para a área. Serão bem-vindos artigos que apresentem uma análise crítica sobre assuntos referentes à área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.

Nessa Seção serão aceitas também traduções de artigos que abordem assuntos de fundamental importância para a área e que contribuam com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Na Seção Entrevistas serão publicadas entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

A Seção Resenhas publicará textos inéditos com comentários críticos sobre obras relevantes na área da educação infantil. As resenhas devem conter uma síntese o livro e uma apreciação crítica da obra. Também são bem-vindas resenhas sobre adaptações fílmicas e outras relacionadas à infância.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

Na Seção Relatos são aceitos relatos de experiências de estágios supervisionados realizados pelo/as alunos/as de cursos de Graduação ou outras experiências que descrevam esse processo de relações com as crianças e façam reflexões sobre as crianças, sobre seus modos de viver a infância e sua educação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Cotidiano

Para a Seção Cotidiano são aceitos textos que versam sobre experiências educativas realizadas por professores/as das redes municipais a fim de divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil com as crianças ou também experiências de formação continuada.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Outras Linguagens

Na Seção Outras Linguagens são publicadas submissões que apresentam análises de livros de literatura infantil, livros/brinquedos, documentários, filmes, obras de arte, mídias e tecnologias eletrônicas, músicas e etc, que tematizem a infância por meio de linguagens diversas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Curiosidades

Na Seção Curiosidades são aceitas submissões que apresentem notícias que tenham como tema curiosidades sobre a infância: conceitos, história, cultura, educação, linguagens, brincadeiras, etc. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Arte e Lazer

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notícias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais de artigos, entrevistas e resenhas submetidos à Zero-a-seis são encaminhados à Editora-chefe do periódico e editor assistente, membro da comissão editorial da revista. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista e se uma avaliação externa integral é justificada.

Após essa avaliação preliminar os trabalhos serão enviados à apreciação de dois pareceristas integrantes da Comissão Editorial, Conselho Consultivo ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo. Caso haja discordância quanto aos pareceres, o manuscrito (artigo/resenha/entrevista) será enviado a um terceiro parecerista. O prazo para conclusão do processo varia entre 3 e 6 meses.

Todos os pareceristas recebem os artigos via portal e a avaliação é feita às cegas. Além do manuscrito para avaliação, os pareceristas recebem um formulário padrão de avaliação e uma declaração sobre "conflito de interesses" que deve ser assinada e enviada à editora-chefe do periódico.

Observação: Há conflito de interesses quando um autor (ou a instituição do autor), revisor, parecerista ou editor tem relações financeiras ou pessoais que influenciem de forma inapropriada (viés) suas ações.

Os originais poderão ser:

- Aceitos na íntegra, sem restrições;

- Aceitos na íntegra, com algumas alterações;

 -Ou Recusados.

- O processo de avaliação é feito rigorosamente às cegas (o arquivo em formato word não deve conter informações pessoais/ acadêmicas), no entanto os autores devem preencher seus dados acadêmicos no formulário que já está incluído nos 5 passos de submissão dos manuscritos. Esses dados acadêmicos serão utilizados somente se o artigo for aceito e publicado.

-Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via portal (sistema) aos autores. O Conselho Consultivo da Revista e a Equipe Editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.

- A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um inédito por autor/a ao ano.

No caso de inserção de imagens,  a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores. A revista não se responsabiliza pelas imagens enviadas (conforme condição de submissão que segue abaixo). A condição deverá ser aceita pelo autor no ato da submissão via portal):

Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na  Revista  "Zero-a-seis", ISSN 1980-4512, no âmbito do Portal de Periódicos da UFSC, indexada na base SCIELO.

No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais  - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo,  assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais

 

O envio de trabalhos deve ser feito, obrigatoriamente, através do portal de periódicos. Para acesso completo ao periódico o autor deve criar um perfil como “autor” e obter automaticamente um login e senha de acesso

 

Periodicidade

Zero-a-Seis é uma publicação semestral do Núcleo de Estudo e Pesquisas da Educação na Pequena Infância do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - NUPEIN-CED-UFSC.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Zero-a-Seis se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Estatísticas da Revista Zero-a-Seis

Awstats - julho 2008 - junho 2017


Google Acadêmico - Artigos mais citados

 

Qualis - Capes

A4 na Área da Educação

 

Política de Anti-Plágio

Todas as colaborações enviadas a Zero-a-seis são submetidas a um software anti-plágio.