Histórico do periódico

A revista Zero-a-Seis ISSN 1980-4512, editada eletronicamente, é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC que teve seu primeiro número publicação em 1999. Tem como objetivo, a divulgação da produção científica sobre a pequena infância de pesquisadores comprometidos com a luta por direitos e conquistas sociais básicas para a educação na infância e que, por meio de um diálogo disciplinar e teórico, contribuam para a consolidação de uma ciência da educação que tem como foco os processos educativos que envolvem as crianças pequenas considerando sua concretude social e cultural.

A organização da Zero-a-Seis, surgiu da ideia de se criar um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, para tal, foram criadas, além da Seção Artigos, as Seções: Cotidiano, Relatos, Outras Linguagens e Curiosidades.

Até o ano de 2012 a Revista foi editada pelo Professor Dr. João Josué da Silva Filho com ajuda de trabalhos voluntários de alunos de mestrado e doutorado do PPGE/UFSC mantendo nesse período o Qualis – Capes B4 na área da Educação.

Em 2013 a edição da Revista passou a ser compartilhada com as Professoras Dra. Eloisa Acires Candal Rocha, Dra. Márcia Buss-Simão, Dra. Kátia Adair Agostinho. Nesse ano a Zero-a-Seis também conseguiu o apoio de bolsista específico para a Revista, primeiramente José Fernando Ribeiro atuou de 2013 a 2015, Vítor Rufino em 2016, e, em 2017, Pâmela Schreiner. A revista também conta com o fundamental apoio institucional do Portal de Periódicos da UFSC. 

Em 2017, resultado de um trabalho coletivo e apoio institucional por meio de bolsista e apoio da Portal de Periódicos da UFSC, a revista recebeu a avaliação de B2 no Qualis CAPES área da Educação na avaliação referente aos anos 2013/2016. O apoio proporcionado pelos bolsistas continuou nos seguintes anos, com Ilana Cardial em 2018 e Matheus Schumacker Alves no corrente ano de 2019.